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Livros, publicações, artigos publicados na área do e-learning em Portugal.

As interações na tutoria: um estudo de caso

Há enorme potencial da Tutoria para a melhoria, quer do processo de ensino e aprendizagem, quer da prática relacional em ambientes educacionais, bem como na definição de uma nova cultura escolar/cultura de escola. Assim, a partir de um estudo de caso, procurou-se definir o perfil do Tutor em contextos educativos diversos, na especificidade desses contextos e na diversidade dos seus intervenientes, através do conhecimento das principais dificuldades sentidas e registadas. Além da identificação dos papéis e funções que correspondem ao desempenho do Tutor, foi intenção relevar o estudo das interações desenvolvidas, através das diferentes práticas tutoriais identificadas.

Ano: 2013
Autor(es): Teotónio Paulo de Jesus Cavaco
Editora: Tese de mestrado

Comunidades Virtuais de Prática: Contextos Educacional, Profissional e Sociedade Civil

Tese de Doutoramento. RESUMO: Face à atual ecologia da Web 2.0 e poder da Rede global, o presente estudo desenvolve uma análise da importância e enriquecimento que verdadeiras comunidades virtuais de prática potenciam, bem como, a fim de que possam ser disseminadas, averigua as suas características e boas práticas em três diferentes contextos: educacional, profissional e sociedade civil. As opções metodológicas da  investigação recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa e estudos de caso múltiplos. Relativamente à recolha de dados optou-se inicialmente pela observação à dinâmica das sete comunidades a que se seguiram entrevistas semi-diretivas e um questionário online aos membros de todas as comunidades estudadas. A análise efetuada evidenciou que, das sete comunidades estudadas, apenas a comunidade em contexto educacional e as duas em contexto profissional se afiguram como comunidades virtuais de prática. Constatou-se ainda que no contexto da sociedade civil, ao invés de comunidades virtuais de prática, encontrámos uma tendência para a existência de redes. Emergiu da análise dos casos estudados que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática – identificada no contexto educacional e profissional – é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem, entre si, e com um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para alimentar estas comunidades. Verifica-se ainda que, para que uma comunidade virtual de prática seja dinâmica e possa proliferar, importa ter em conta alguns aspetos: (a) rejeição de controlo; (b) democracia; (c) liderança horizontal e partilhada; (d) estruturação moderada; (e) tecnologia facilitadora de interação e dinâmica; (f) conhecimento anterior entre alguns membros. Por último, constata-se a importância de comunidades virtuais de prática constituídas por pares, fora de controlo empresarial ou tutelar, mas antes enquanto formas organizativas informais. Com efeito, estas propiciam a partilha e discussão das temáticas e atividades inerentes a cada carreira profissional. Palavras-chave: comunidades virtuais de prática, redes, conectivismo, grupo, coletivo.

Ano: 2013
Autor(es): Maria Antonieta Pereira da Rocha
Editora: Universidade Aberta

Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it

Este texto discute a forma como a metodologia de investigação do design curricular tem sido usada para estudar o desenvolvimento da lecionação online de uma disciplina de Teoria e Desenvolvimento Curricular numa instituição de ensino superior onde a virtualização de unidades curriculares ainda é um fenómeno incipiente. O texto incide predominantemente sobre a avaliação do protótipo 1 (2011/12) e do protótipo 2 (2012/13), que foram bastante positivas. A maioria dos estudantes afirmou, através de respostas a questionários, que, caso fosse possível recuar no tempo e escolher a modalidade de frequência da disciplina, optaria por frequentá-la online.

Ano: 2013
Autor(es): Francisco Sousa
Editora: Universidade do Minho

Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática

Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente.

A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online – e-moderating – baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.

Ano: 2013
Autor(es): Ana P. Rodrigues, Angélica Monteiro, J. A. Moreira
Editora: Centro de Inovação e Estudo de Pedagogia no Ensino Superior- Instituto Politécnico de Coimbra

Dinâmicas de MOODLiz@ção num agrupamento de escolas de Matosinhos: o caso do agrupamento vertical de escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo

Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação. O advento da Internet e da Web, na década de 1990, a par da introdução e desenvolvimento das novas TIC e, por consequência, a emergência da Sociedade da Informação e do Conhecimento, implicaram uma profunda alteração na forma de análise dos processos de ensino-aprendizagem, já não apenas segundo um prisma cognitivista, mas, agora, também social, isto é, segundo a(s) perspetiva(s) construtivista(s). Este estudo entronca precisamente na análise de um sistema ou plataforma tecnológica de gestão de aprendizagens (Learning Management System – LMS), o MOODLE, procurando-se, deste modo, dar resposta ao reconhecimento de que “urge investigar sobre a utilização real e pedagógica da plataforma” (Carvalho, 2007:27). Por outro lado, não descurando o rol de interrogações de outros investigadores em torno da utilização do MOODLE, nem enveredando pelas visões mais céticas que inclusive pressagiam a sua “morte” (Fernandes, 2008b:134), também nós nos questionamos se esta ferramenta nem sequer vai conseguir transpor “a fase de final de entusiasmo, e tornar-se uma ferramenta de minorias e de usos ocasionais?” (Fernandes, Op. cit.:133).

Ano: 2013
Autor(es): Rui Guimarães Lima
Editora: Tese de Doutoramento