Repositório
Avaliação online
A principal consequência provocada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, que está no cerne do “novo” paradigma da Sociedade da Informação e Comunicação advém, sobretudo, da mudança que induzem ou catalisam, permitindo a criação de novas interfaces, novas formas de acesso à informação, novas formas de produção do conhecimento, novas formas de cultura, novas formas de gestão do tempo e do espaço, novas formas de relacionamento, novas formas de ensinar e aprender. Face ao impacto deste movimento na sociedade, na educação, e nas escolas, a avaliação de projetos desta natureza assume particular relevância. É pela avaliação que se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que nos permitem ter uma opinião válida sobre as decisões possíveis a levar em conta. A avaliação educacional, nas suas diversas vertentes, nunca foi uma tarefa simples, e na modalidade dos processos online ainda se torna mais desafiadora. Foi esse desafio que motivou a organização deste livro, apresentando doze textos sobre a temática da Avaliação Online, selecionados para a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, que de certa forma, traduzem também a investigação educacional no domínio da investigação de interfaces de educação online, efetuada em espaços de Países de Expressão Portuguesa!
e-Conteúdos para e-Formadores
Tem por objetivo divulgar conhecimento e discutir algumas abordagens relacionadas com a conceção e o desenvolvimento de conteúdos educativos para ambientes de e-learning. Trata-se de uma obra que, embora centrada na temática dos conteúdos digitais de aprendizagem, por vezes também designados por e-conteúdos e/ou objetos de aprendizagem, e nos contextos em que as aprendizagens em cenários de e-learning se desenvolvem, é multifacetada nas vertentes de análise e nas próprias perspetivas dos autores envolvidos.
eAvaliar – Guia para a Avaliação do eLearning nas Organizações em Portugal
Este estudo foi desenvolvido a pensar nos responsáveis por ofertas formativas em e-learning ou b-learning que pretendem avaliar o impacto dos seus projetos nas organizações que dirigem (empresas, AP, universidades). O estudo seguiu sempre uma linha condutora que procurou associar as práticas de aprendizagem suportadas por tecnologias de informação e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização. Como principal resultado do projeto foi a criação de uma metodologia de avaliação das práticas de e-learning numa perspetiva organizacional. Os instrumentos concebidos com base na experiência de casos nacionais e internacionais permitiram a identificação de métricas relacionadas com o desenvolvimento do capital intelectual das organizações. Foram desenvolvidos instrumentos que possibilitam combinar indicadores quantitativos (permitem a medição do ROI dos projetos) com indicadores de desenvolvimento do capital intelectual.
Bibliografia – Curso Concepção de e-conteúdos para e-learning
O recurso didáctico “Bibliografia Comentada”, sendo um instrumento pensado para aprofundar/explorar determinadas temáticas relacionadas com a “concepção de e-conteúdos para eLearning”, encontra-se estruturado de modo a tornar-se inteligível e de utilidade imediata tanto para o formando como para o formador. A Bibliografia é constituída por um conjunto de fontes de informação científica correspondentes a cada módulo do curso “Concepção de Conteúdos para e-Learning”, tendo este produto como principal objectivo permitir aprofundar e explorar as temáticas a abordar no curso “Concepção de e-Conteúdos para e-Learning”.
Design de e-Conteúdos para e-Learning
Apresenta-se, neste artigo, a especificação IMS –Learning Design, uma especificação que está a mudar a forma como desenhamos processos de aprendizagem na esfera e-learning. No âmbito desta comunicação poderá tomar conhecimento acerca da especificação e dos seus contornos, bem como conhecer a melhor forma de entrar em contacto com uma comunidade de especialistas e-learning que trabalha em torno de comunidades de aprendizagem acerca do Design de Aprendizagem.