Projeto

CPDLab – Continuing Professional Development Lab

Tem como objetivo promover a formação ao longo da vida disponível para professores, diretores e outros profissionais de educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. O CPDLab pretende apoiar as escolas a transformarem-se em ambientes de aprendizagem eficazes, disponibilizando um conjunto de três cursos de formação focados nas necessidades dos docentes, nomeadamente, Quadros Interativos, eSafety (segurança na internet) e Sala de Aula do Futuro (cenários de aprendizagem inovadores).

Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira portuguesa: Direção-Geral da Educação – MEC.

Data: 2011 - 2013
Promotor: European Schoolnet
Projeto

TIED SHOE

O TIED SHOE assenta no projeto VTC-Shoe. O projeto VTC-Shoe desenvolveu um Centro de Formação Virtual que visa:
1) Constituir um centro de formação funcional com conteúdos de qualidade para formar e partilhar boas práticas no desenho de calçado;
2) Melhorar e atualizar competências dos centros de formação profissionais e escolas de formação;
3) Expandir as qualificações dos profissionais de calçado sobretudo na área do design e da acreditação de competências desses profissionais.
O TIED SHOE visa estender a inovação deste modelo de formação a outros países, nomeadamente Portugal, Espanha e Croácia, e incorporar novos módulos (Inovação, Internacionalização, Empreendedorismo, Novas Ferramentas de Desenho) orientados para as necessidades de Inovação e Internacionalização. Pretende também alargar o conceito de VTC a uma Comunidade de Prática que permita a empresas, profissionais e outras partes interessadas do setor partilhar experiências e desenvolver uma abordagem comum à competição não-Europeia.

Projeto apoiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Leonardo da Vinci/
Transferência de Inovação.

Entidades parceiras de Portugal: Virtual Campus, Lda.; Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado

Data: 2011 - 2013
Promotor: Virtual Campus, Lda.
Projeto

Panorama e-Learning Portugal 360˚

O estudo pretende contribuir para apoiar a construção de um referencial de boas práticas (no sentido plural do termo) e a Carta da Qualidade para o e-learning, e melhorar os mecanismos de governação operados no âmbito dos sistemas de qualidade e de gestão do financiamento operados pela política pública. Cumpre-se este objetivo através da avaliação e valorização dos modelos e práticas de e-learning existentes e da proposta de estratégias e critérios para a arquitetura de um modelo de regulação desta modalidade no âmbito do sistema de educação e formação. Pretende-se, desse modo, contribuir, na criação de condições para que esta modalidade possa apoiar e participar no esforço de promover a Aprendizagem ao Longo da Vida.

Projeto financiado pelo programa POAT-FSE sob o lema Gerir, Conhecer e Intervir.

Entidades parceiras: TecMinho, Quaternaire Portugal.

Data: 2013 - 2014
Promotor: TecMinho
Projeto

OportUnidad

O objetivo geral do projeto é contribuir para reforçar e sustentar um espaço comum de ensino superior entre a União Europeia e a América Latina, através de uma abordagem de base, com o aumento do uso de práticas e recursos educacionais abertas (PEA e REA). A iniciativa também abre a possibilidade de fornecer gratuitamente recursos educacionais para a autoaprendizagem, em termos de aprendizagem informal e aprendizagem ao longo da vida.

Cofinanciado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa EuropeAid ALFA III.

Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa

Data: 2012 - 2014
Promotor: Università degli Studi Giuglielmo Marconi
Projeto

VMCOLAB – European Co-Laboratory for the Integration of Virtual Mobility in Higher Education, Innovation & Modernisation Strategies

O objetivo é contribuir para a inovação e internacionalização das Instituições de Ensino Superior Europeus através da exploração de todo o potencial das TIC e da Mobilidade Virtual e alargando o acesso às experiências internacionais de aprendizagem a todos os estudantes europeus.

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus Projetos Multilaterais.

Entidade parceira de Portugal: Universidade do Porto

Data: 2012 - 2014
Promotor: Scienter srl
Projeto

TACCLE2 – Guides to Integrating ICT and e-learning in your classroom

O projeto incide na área da criação de materiais de formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, em torno do desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares, em estreita articulação com estratégias de formação de professores. Tem como especial referência e destinatários os professores que ainda não têm experiência de uso dessas mesmas tecnologias ao serviço da aprendizagem. O projeto envolve oito parceiros (universidades e outras instituições) de sete países europeus.

Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa – Instituto de Educação.

Data: 2011 - 2014
Promotor: GO! Onderwijs van de Vlaamse Gemeenschap
Projeto

VIRQUAL – Network for Integrating Virtual Mobility and European Qualification Framework in HE and CE Institutions

O Projeto da Rede VIRQUAL propõe-se a ajudar as instituições de ensino e formação a atingir a mobilidade virtual e a garantir a aplicação do QEQ através do e-learning, com o objetivo de encontrar obstáculos específicos nas instituições e propor soluções concretas e inovadoras. Espera-se que através dos resultados da rede do projeto, outros países europeus e instituições possam encontrar orientação, estudos de caso e ferramentas para integrar a mobilidade virtual nas suas práticas, contribuindo para a construção de um Espaço Europeu de Educação / Formação real.

Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – KA3 ICT/Network.

Entidades parceiras de Portugal:Universidade do Porto; Universidade Aberta; TecMinho.

Data: 2009 - 2011
Promotor: Universidade do Porto
Projeto

Q-Cert-VET: Quality Certification for Vocational Education and Training

O projeto europeu pretende criar a partir de uma  norma alemã uma certificação de qualidade para o setor da Formação Profissional (FP) em Portugal. O objetivo principal do projeto Q-Cert-VET é o desenvolvimento de uma norma de certificação nacional, com requisitos para um Sistema de Gestão da Formação Profissional, (incluindo o e-Learning).

Apoiado e financiado pela Comissão Europeia através do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidades parceiras de Portugal: CIICESI; IPQ; I-Zone

Data: 2011 - 2012
Promotor: Centro de Inovação e Investigação em Ciências Empresariais e Sistemas de Informação (CIICESI) - ESTGF-IPP
Projeto

IMPLEMENT

O objetivo do projeto consistiu em apoiar as instituições de ensino superior a tornarem-se verdadeiras Universidades de Aprendizagem ao Longo da Vida – divulgar e explorar os resultados altamente elogiados do projeto BeFlex Plus. O valor obtido por este projeto foi adicionado ao material pedagógico existente, adaptando-os às necessidades nacionais, bem como através do desenvolvimento de uma versão online para fornecer uma solução sustentável e dinâmica para a exploração, a longo prazo, dos recursos de aprendizagem e exemplos de melhores práticas.

Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira de Portugal: TecMinho

Data: 2011 - 2012
Promotor: EUCEN
Projeto

SH.A.R.P – Platform for SHAring and Re-Presenting

O projeto “SH.A.R.P – A platform for SHAring and Re-Presenting” visa desenvolver uma plataforma online para promover a partilha de experiências representativas das memórias, das interculturas locais e da educação.

Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira de Portugal: Almada Forma

Data: 2011 - 2013
Promotor: Università degli studi di Pavia