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e-Assessment in VET
O projeto visa alargar a área 4 (Avaliação) do Quadro Europeu DigCompEdu, definindo novas declarações de competência para professores e formadores de Educação e Formação Profissional e explorar o potencial de diferentes ferramentas e métodos de avaliação online e digital. O projeto inclui a criação de kit de ferramentas para formadores/professores sobre Avaliação Digital, e um MOOC sobre “Avaliação Digital na Formação Profissional” disponível através do site do projeto.
IDC-VET: Improve Digital Competences of VET Teachers and Trainers
O projeto Erasmus+ IDC-VET pretende desenvolver uma série de recursos para apoiar docentes e formadores de educação/formação profissional (EFP) na utilização da tecnologia, desenvolvendo as suas competências digitais. Um dos resultados finais deste projeto: criação de vários OER nas áreas de produção de metalomecânica e de maquinaria, da assistência social, do Turismo/hotelaria para apoiar docentes e formadores de educação/formação profissional na utilização da tecnologia, desenvolvendo as suas competências digitais.
OptimTex – Software Tools for Textile Creatives
O setor têxtil está a exigir fortemente recursos humanos com competências em tecnologias de informação, como programadores de máquinas de tecelagem ou designers de vestuário. Assim, o projeto OptimTex está focado em melhorar os conhecimentos e competências dos estudantes do Ensino Superior na área das aplicações de software para o setor têxtil, bem como a empregabilidade no seio das empresas têxteis, fornecendo os instrumentos de formação adequados para a sua profissão.
O projeto Erasmus+ “OptimTex” inclui:
– Criação de um Curso online de aplicações de software do setor têxtil, fornecendo conteúdos educativos numa abordagem da prática à teoria.
– Criação de instrumentos para a transferência de soluções de software para as empresas têxteis, oferecendo ferramentas adequadas para melhorar a utilização de software de modelação e simulação nas empresas do setor.
– Implementação de ferramentas para apoio multilingue e organização de programas de estudo intensivos.
UNorteX – Universidade do Norte Extension School
O projeto UNorteX.pt pretende apostar no desenvolvimento de uma estrutura de gestão e implementação de cursos a distância no âmbito do consórcio UNorte.pt, envolvendo infraestrutura, equipamento e desenvolvimento de uma estratégia de articulação da oferta educativa das instituições envolvidas.
Pretende-se reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região de intervenção: Norte de Portugal.
Entidades beneficiárias: Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Esta operação pretende dotar o consórcio da infraestrutura necessária, sendo os objetivos específicos da operação os seguintes:
– Desenvolvimento de uma infraestrutura comum para a educação a distância, que permita a produção e oferta de MOOCs (Massive Open Online Courses) e outros modelos de formação oferecidos em regime de e-learning e b-learning;
– Desenvolvimento de regras comuns para a creditação interinstitucional de MOOCs e outros cursos de educação a distância;
– Contribuição para a modernização tecnológica e pedagógica na área da educação a distância, tanto nos cursos conferentes de grau, como na educação contínua;
– Aumento do acesso a formação a novos públicos, seja ao nível da formação pós-graduada conferente de grau, como ao nível da formação ao longo da vida;
– Facilitar a expansão da oferta formativa das instituições do consórcio U.Norte.pt nos países de língua portuguesa;
– Assegurar a coordenação de esforços para a criação de uma oferta formativa partilhada;
– Desmaterializar o processo de formação, avaliação e certificação.
Skills4Smartex – Smart textiles for STEM Training
O projeto “Skills4Smartex” é um projeto com o objetivo principal de melhorar o conhecimento, as competências e a empregabilidade dos alunos de Formação Profissional nos campos relacionados com as STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática), fornecendo instrumentos de formação adequados para compreender o trabalho multidisciplinar através de têxteis inteligentes.
Um dos outputs deste projeto transnacional será um curso b-learning sobre Têxteis Inteligentes, estimulando o pensamento multidisciplinar.
Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.
Parceria:
INCDTP (Bucareste, Roménia) – coordenação
TecMinho (Portugal)
Universidade de Ghent (Bélgica)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Iasi, Roménia)
TZU – The Textile Testing Institute (Brno – República Checa)
Inclusive Tourism
O projeto internacional “Inclusive Tourism – Turismo Inclusivo” visa apoiar a inserção profissional de pessoas com deficiência no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo (setor do Turismo). O principal objetivo é o desenvolvimento de ferramentas formativas inovadoras para aumentar as competências das Pessoas com Deficiência, dos formadores e técnicos que com elas trabalham e dos profissionais do setor do Turismo como forma de melhorar a empregabilidade das Pessoas com Deficiência no contexto do Turismo Inclusivo.
Os materiais formativos produzidos serão traduzidos para 4 línguas diferentes: Português, Espanhol, Esloveno e Inglês e serão alojados numa plataforma aberta e acessível à comunidade em geral, com um curso online.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus +.
Parceria:
– Câmara do Comércio de Valência (Espanha)
– AMICA (Espanha)
– CUDV Draga (Eslovénia)
– CPU (Eslovénia)
– PERFIL (Portugal)
– CERCIGUI (Portugal)
TAD: The Ability Advisor
O projeto “TAD – The Ability Advisor” visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho. Irá preparar, testar e apresentar o perfil profissional de um “Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível” cuja missão e conhecimentos ajudarão as PME no setor do turismo a desenvolver os seus negócios e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível. O projeto lançou um um curso de formação em b-learning que incluiu uma fase de “work based learning” (WBL) envolvendo as PME, e será amplamente divulgado entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (VET) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.
O curso online “Consultor de Turismo Acessível” está disponível em https://learning.abilityadvisor.eu/
Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.
Parceria:
Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) – coordenação
European Network for Accessible Tourism non-profit association (Bélgica)
Bluebook s.r.l. (Itália)
ENGIM – Piemonte Vocational Training Organisation (Itália)
TecMinho (Portugal)
TOUR4all
O projeto Desenvolvimento de Módulo de Formação sobre Turismo Acessível para Cursos Profissionais de Turismo (TOUR4ALL) é financiado pelo Programa ERASMUS+ e tem como principal objetivo o desenvolvimento de um módulo e-learning sobre Turismo Acessível para estudantes do ensino profissional, professores / formadores e profissionais de turismo. Recursos humanos melhor formados proporcionarão melhores serviços e o setor do turismo e a sociedade beneficiarão dessa formação. No final do projeto, o estudo e o módulo estarão disponíveis gratuitamente numa plataforma online.
Parceria: CEPROF – Centros Escolares de Ensino Profissional Lda. (PT), Ovar Forma – Ensino e Formação Lda. (PT), INOVAMAIS- Serviços de Consultadoria em Inovação Tecnológica S.A. (PT), The Lithuanian Association of People with Disabilities (LT), CSC- Centro per lo Sviluppo Creativo Danilo Dolci (IT), Fondazione M.E.T.A – Musei Eventi Turismo Alghero (IT), EfVET – European Forum of Technical and Vocational Education and Training (BE), STEP – Stage Within European Programmes, S.L. (E), IHK – Projektgesellschaft (DE).
Financiamento: programa Erasmus+
LEARNINGTEX
O projeto LEARNINGTEX pretende desenvolver um curso WBL (Work Based Learning) com uma abordagem MOOC (Massive Open Online Course) baseada em REA (Recursos Educacionais Abertos) sobre tecnologias avançadas para controle de qualidade têxtil, não apenas para funcionários têxteis desatualizados, mas também para trabalhadores inexperientes que acabaram de terminar seus estudos. O curso será orientado para funcionários de têxteis e estudantes interessados em atualizar conhecimentos sobre tecidos, máquinas e aplicação de novas tecnologias para melhorar os processos de controle de qualidade e reduzir custos.
O curso a desenvolver consistirá em duas partes fortemente orientadas para as necessidades dos RH, ambos baseados numa metodologia inovadora, desenvolvendo um Recurso Educacional Aberto (REA) moldado num MOOC. No final do projeto, será realizado um curso piloto em Portugal e Espanha, com visitas às instalações dos parceiros do consórcio do setor têxtil (CITEVE, AITEX e UPV).
Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN
O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).
Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.
Entidades parceiras portuguesas: Universidade do Minho, e Latino Group.