Projetos
Informação sobre projetos no âmbito do e-Learning, os quais são/foram promovidos por entidades portuguesas ou com parcerias portuguesas.
IMPLEMENT
O objetivo do projeto consistiu em apoiar as instituições de ensino superior a tornarem-se verdadeiras Universidades de Aprendizagem ao Longo da Vida – divulgar e explorar os resultados altamente elogiados do projeto BeFlex Plus. O valor obtido por este projeto foi adicionado ao material pedagógico existente, adaptando-os às necessidades nacionais, bem como através do desenvolvimento de uma versão online para fornecer uma solução sustentável e dinâmica para a exploração, a longo prazo, dos recursos de aprendizagem e exemplos de melhores práticas.
Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira de Portugal: TecMinho
LECH-e – Lived Experience of Climate Change: interdisciplinary e-module development and virtual mobility
O projeto “A Experiência vivenciada da alteração climática: desenvolvimento de e-módulo interdisciplinar e mobilidade virtual (LECH-e)” desenhou um conjunto de módulos de ensino inovadores e desenvolveu também um espaço virtual de aprendizagem aberto, que promove a criação de uma comunidade europeia de académicos, estudantes e cidadãos, os quais têm vindo a contribuir, coletivamente e de forma relevante, para a década das Nações Unidas sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Este projeto dirige-se à promoção da participação alargada dos cidadãos na discussão das questões associadas à mudança climática, visando contribuir pela aprendizagem ao longo da vida para uma cidadania Europeia informada e ativa na definição da política europeia neste domínio. Centrando-se nas experiências vivenciadas das mudanças climáticas de como os indivíduos, as comunidades e as organizações enquadram e respondem aos impactos locais, o projeto visa complementar outros trabalhos nesta área.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus.
Entidade parceira portuguesa: Universidade Aberta.
Q-Cert-VET: Quality Certification for Vocational Education and Training
O projeto europeu pretende criar a partir de uma norma alemã uma certificação de qualidade para o setor da Formação Profissional (FP) em Portugal. O objetivo principal do projeto Q-Cert-VET é o desenvolvimento de uma norma de certificação nacional, com requisitos para um Sistema de Gestão da Formação Profissional, (incluindo o e-Learning).
Apoiado e financiado pela Comissão Europeia através do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidades parceiras de Portugal: CIICESI; IPQ; I-Zone
TARGET
Os objetivos do projeto TARGET foram pesquisar, analisar e desenvolver um novo género de ambiente de Technology Enhanced Learning (TEL) que apoia o desenvolvimento rápido de competências dos indivíduos, nomeadamente trabalhadores do conhecimento nos domínios de living labs (inovação) e gestão de projetos. O projeto visou disponibilizar um novo ambiente de aprendizagem aos indivíduos e às empresas que seja mais eficaz do que existe atualmente. O ambiente TARGET está concebido como um processo de aprendizagem complexo na plataforma, que consiste num conjunto de ferramentas e serviços avançados e inovadores. O formando/aluno é presenteado com situações complexas em forma de cenários de jogos: interagindo com os resultados do jogo em experiências enriquecidas que gradualmente representam aquisição de conhecimento.
Projeto colaborativo cofinanciado pela Comissão Europeia ao abrigo do 7FP.
Entidade parceira portuguesa: INESC ID.
TEACAMP – Teacher Virtual Campus: Research, Practice, Apply
Com este projeto pretendeu-se aumentar a mobilidade virtual entre os docentes, ao facilitar o desenvolvimento, gestão e implementação da pesquisa virtual sobre as experiências e peculiaridades da mobilidade virtual, a preparação de um módulo de estudo interuniversitário dirigido ao desenvolvimento de competências de mobilidade virtual dos participantes.
A finalidade da investigação foi mostrar que a mobilidade virtual deve ser uma atividade de aprendizagem comunicativa e colaborativa dos alunos e um alinhamento mútuo de componentes educacionais entre professores e instituições de ensino superior, a fim de enriquecer ou substituir a mobilidade física e promover o Processo de Bolonha no Espaço Europeu de Ensino Superior.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus Multilateral Virtual Campuses.
Entidade portuguesa portuguesa: Universidade de Aveiro.