Projetos

Informação sobre projetos no âmbito do e-Learning, os quais são/foram promovidos por entidades portuguesas ou com parcerias portuguesas.

e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates

Projeto de Transferência de Inovação previamente desenvolvida por outros Projetos no âmbito da Educação, Educação online e didática web-based. O principal objetivo do projeto é responder à necessidade clara na Europa em geral, e dos países (TR, PL, PT, HU, ES) para fortalecer a alunos dos parceiros do projecto e as competências dos diplomados para interagir com uma proporção considerável da futura força de trabalho qualificada.

Os Objetivos do Projeto são:
– Denunciar atuais aplicações relacionadas com a formação baseada na Web, portfolio e e-portfolio na educação profissional na Europa.
– Para construir uma estrutura de e-portfolio que seria usado por formadores de projetar e-carteira de processos em diferentes áreas de formação profissional.
– Desenvolver materiais de aprendizagem baseados na web para ensinar aprendizagem e avaliação abordagem de e-portfolio e seu uso no ensino profissional.
– Para projetar processos e-carteira de amostra para diferentes profissões em educação profissional e aplicá-los em grupos-alvo.
– Para relatar os resultados relacionados com a aplicação de e-portfolio no ensino profissional.

Data: 2014 - 2015
Promotor: Universidade de Çukurova

ECO – Elearning Communication Open-Data

Os Recursos Educacionais Abertos (REA) têm o potencial de ampliar o acesso à educação e de melhorar a qualidade e a eficiência de custos do ensino e aprendizagem na Europa. A forma mais eficaz para alcançar uma aplicação prática dos REA é através de cursos abertos massivos online (MOOC). Os MOOC podem ser aplicados a regimes de aprendizagem informal/formal ou não-formal e tornar a aprendizagem sempre presente. O projeto ECO vai concentrar-se em estender, a uma escala pan-europeia, as experiências de MOOC com maior sucesso na Europa, através de cursos piloto/teste e mostrando essas melhores práticas pela sua implementação em centros regionais de excelência em toda a Europa, avaliando os resultados, e divulgando as lições aprendidas com essas melhores práticas de aprendizagem em ambiente aberto e móvel.

O ECO irá implementar uma plataforma agregadora de MOOC através da integração de diferentes módulos fornecidos por alguns parceiros ECO, para a formação de professores para a aprendizagem colaborativa online e para a certificação dos professores que irão criar os seus próprios cursos.

O projeto é co-financiado pelo Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).

Entidades parceiras portuguesas:  Universidade Aberta; Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração.

Data: 2014 - 2015
Promotor: UNED - Universidad Nacional de Educación a Distancia (Espanha)

eFinLit

Os números crescentes de baixo rendimento e jovens adultos desempregados (18-35) constituem não só um problema atual, mas é um desafio a ser tratado nos próximos anos. O projeto eFinLit (Desenvolvimento de Competências Financeiras dos Cidadãos da UE Utilizando Aprendizagem Online e Literacia Digital) tem como objetivo promover, direta e indiretamente a numeracia digital, linguagem, leitura, colaboração e competências de comunicação de jovens adultos desfavorecidos financeiros da UE (18-35).

O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia.
Entidade parceria portuguesa:  Instituto Politécnico do Porto (ISCAP).

Data: 2014 - 2015
Promotor: Instituto Politécnico do Porto (ISCAP)

EMOTE –EMbodied-perceptive Tutors for Empathy-based learning

A ideia dos tutores artificiais começa a ser cada vez mais popular como um complemento ao ensino tradicional. O sucesso de plataformas de e-learning, e de sites como a Khan Academy, está a demonstrar o forte potencial desta tecnologia num novo tipo de ensino, personalizado e distribuído. O projeto EMOTE pretende investigar o papel de robôs com características afetivas e empáticas no processo de facilitar a aprendizagem num contexto de e-learning. Os investigadores irão explorar como criar estímulos sócio emocionais entre alunos e um tutor artificial, de forma a criar relações sociais e afetivas e, desta forma, melhorar a experiência de aprendizagem.

Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do FP7-ICT.

Entidades parceiras de Portugal: INESC-ID ;  YDreams Robotics, SA

Data: 2012 - 2015
Promotor: Universidade de Birmingham

Higher education Online: MOOCs the European way

O objetivo do projeto é desenvolver e fortalecer uma rede aberta para a cooperação europeia sobre a educação aberta, em geral, e MOOCs, em particular.
Os parceiros vão construir uma rede institucional aberta em MOOC com base nos valores europeus como a transparência, equidade, qualidade e diversidade.

O projeto é co-financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

Entidade parceira portuguesa:  Universidade Aberta.

Data: 2014 - 2015
Promotor: EADTU - European Association of Distance Teaching Universities