TAP Portugal

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Ano
2013
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
Existência de um roteiro pedagógico definido pelo concetor/formador com o apoio da equipa de conceção de conteúdos, utilizando-se a metodologia ADDIE;
Processo de aprendizagem modular, com resumos, momentos de auto-avaliação e avaliação quantitativa ou qualitativa.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Oferta formativa eLearning publicada no Portfolio de Formação disponível no Campus TAP e divulgada por Informação Flash (via email) e teaser na TAP TV.
A estrutura de funcionamento tem por base a Gestão da Formação do Grupo Tap, com a participação dos Núcleos de Formação das Unidades de Negócio e Empresas e respetivos eCoordenadores.
São disponibilizados vários recursos de apoio como ficha de curso, quickguide e lista de pré-requisitos. Existindo disponível uma equipa de helpdesk dedicada à formação eLearning.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
Authoring tool desenvolvida in-house à medida das necessidades de conceção de conteúdos do Grupo TAP. Apresenta as seguintes funcionalidades: produção de conteúdos para qualquer sistema operativo e browser, usability & user experience design, tracking por módulo, bookmark, counter, feedback do status de progresso e menu de navegação.
É utilizado o LMS Formare cujas principais características são os módulos de Gestão Administrativa, Gestão Pedagógica e Sala de Aula Virtual. Destacamos ainda a disponibilidade da Biblioteca de Conteúdos, questionários, inquéritos, trabalhos, chat, fórum, email e avisos.
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
Conteúdos SCORM, ficheiros pdf, vídeos, jogos pedagógicos, simulações, quizzs, manuais, publicações e formulários, da responsabilidade do concetor, com atualização periódica e validação por especialistas.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
Avaliação qualitativa (Apto, Não Apto) e avaliação quantitativa (sendo 75% ou 80% o valor mínimo de aprovação estabelecido pela entidade reguladora aeronáutica), mediante realização de trabalhos, avaliação final e questionários-exame. É utilizada uma multiplicidade de tipos de questões, destacando-se o completamento, correção, escolha múltipla, verdadeiro/falso, associação, item fechado e ensaio, cuja ponderação é variável. Todas as tarefas têm um agendamento estabelecido e a sua validação é automática ou manual.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
Recurso a diversidade de metodologias, adaptadas à natureza dos conteúdos e características do público-alvo, alternando entre técnicas expositivas e ativas. Para além de um enquadramento teórico, já por si interativo, são propostos trabalhos, questionários, jogos pedagógicos, assim como simulações que permitem ao eFormando uma aplicação prática dos conteúdos abordados, bem como emitir um feedback imediato e permanente sobre o seu desempenho e sobre o nível de aprendizagem.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
Principais funções: gestão da sala de aula virtual, resposta a questões sobre a temática do curso, monitorização do nível de conclusão das tarefas propostas - mediante avisos, reminders e felicitações - utilizando-se os canais de comunicação disponíveis (email, telefone e mensagens);
5.1. Duração dos cursos/projeto
Conteúdos com duração diversa, desde 30 minutos a 18 horas; 90% horas a distância e 10% de horas presenciais.
Entidade
TAP Portugal
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
Sponsorização do Conselho de Administração do Grupo TAP;
Participação do Conselho de Formação do Grupo TAP, constituído pelos representantes das 12 UNs/Empresas;
Constituição de uma equipa multidisciplinar dedicada (com valências pedagógicas e técnicas), com formação especializada;
Implementação de uma estrutura de suporte para a conceção e realização de formação eLearning. Para a conceção de conteúdos, foi criado o Centro de Apoio Técnico Funcional e Pedagógico. Como suporte à disponibilização de formação são intervenientes, o Gestor da Plataforma, os eCoordenadores/eTutores e equipa de Help Desk eConhecimento.
Criação de uma identidade para a formação elearning/bLearning - eConhecimento TAP;
Elaboração do Manual de Procedimentos de Formação eLearning;
Conceção de uma Norma de eLearning;
Definição e execução do plano de comunicação interno;
Preparação e disponibilização de salas para formação eLearning distribuídas pelo Campus TAP (24h/dia);
Cumprimento do ciclo de formação eLearning (DNF, conceção, validação técnica, pedagógica, científica, curso-piloto, divulgação, produção e avaliação);
Utilização do modelo instrucional em formação eLearning e colaborativo em formação bLearning e projeto.
3. Caracterização dos cursos online
Entidade formadora acreditada pela DGERT, com formação homologada pelo IEFP (F-PIF) e certificada pelo INAC.
Oferta formativa interna de nível 4 (secundário) e 5 (especialização), em eLearning e bLearning*, transversal e específica, com eTutor.
Formação transversal - conteúdos nas áreas temáticas de Cultura TAP, Microinformática, Ambiente, Saúde, Higiene e Segurança, Gestão de Pessoas, Segurança Operacional, Desenvolvimento 360º, Pedagogia.
Formação específica - inicial e refrescamento -, cumprindo o Plano de Formação anual para as funções inerentes à atividade de Transporte Aéreo*, Manutenção e Engenharia*, Serviços, Tecnologias de Informação, Cuidados de Saúde e Serviço de Handling).
* Unidades de Negócio com formação bLearning
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
5,24
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
TAP Portugal - Transporte aéreo de passageiros, carga e correio.
Responsável pelo e-learning
Sandra Fanha
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
Concetores com formação pedagógica e experiência formativa;
Realização de cursos-piloto;
Equipa multidisciplinar dedicada, com formação especializada;
Conteúdos fiáveis e inovadores;
Análise criteriosa das temáticas a transpôr para formação eLearning;
Conteúdos adequados à utilização em multi-plataforma;
Monitorização dos resultados.
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