IFB – Instituto de Formação Bancária

Voltar à lista

Ano
2013
5.2. Estruturação do curso/Projeto (sequência de aprendizagem)
Para além de fornecer um vasto leque de conteúdos nas áreas bancária e financeira, a webBANCA disponibiliza recursos e funcionalidades a que o utilizador é livre de recorrer e combinar do modo que considerar mais adequado em função dos objetivos que estabeleceu para a formação, em face das suas necessidades.
Cada utilizador pode optar por selecionar módulos de estudo autónomos ou por frequentar planos integrados de formação que, por serem constituídos por vários cursos, permitem responder a diferentes necessidades, em determinada área temática ou de negócio ou, ainda, para um determinado perfil profissional.
A webBANCA permite, ainda, oferecer formação à medida, desenvolvendo conteúdos específicos de uma determinada instituição.
8. Sistema de informação e apoio ao formando
Todos os cursos em e-learning dispõem de tutoriais que constituem guias de apoio com informações acerca do curso, como o seu sistema de navegação, ambiente de estudo, funcionamento do sistema e avaliação.
Existe também uma estrutura específica, designada por Gabinete de Apoio, que integra dois colaboradores responsáveis pela orientação e acompanhamento dos formandos relativamente à utilização da plataforma e do curso, bem como pela resposta e reencaminhamento de reclamações.
A equipa do Gabinete de Apoio responde de forma pronta a todas as situações, solicitando os apoios internos necessários à resolução ou esclarecimento da questão colocada e acompanha o caso até que esteja inteiramente resolvido.
7. Plataformas e tecnologias utilizadas
O IFB desenvolveu a webBANCA - Formação Bancária Online, uma plataforma de
e-learning que, utilizando a internet (ou as intranets das instituições), torna possível disponibilizar conteúdos de formação adequados às necessidades dos clientes. É uma poderosa ferramenta de aprendizagem ao longo da vida, pela flexibilidade que permite e pela riqueza de estímulos que proporciona.
A webBANCA permite ao participante comunicar com o Tutor e com os outros intervenientes e autoavaliar os seus conhecimentos, monitorizando o seu progresso através dos vários tipos de interação que esta ferramenta de formação permite (por exemplo: jogos, testes, simuladores).
6. Caracterização de material pedagógico disponibilizado
O material pedagógico disponibilizado aos formandos tem por principal objetivo estimular uma aprendizagem ativa. Nos cursos procura-se que exista um equilíbrio teórico-prático em função dos objetivos e resultados que se espera alcançar com a formação. Pretende-se que as atividades que apelam à prática das aprendizagens constituam, em termos gerais, cerca de 50% do curso.
É utilizado o jogo e as componentes de animação e gráfica (esquemas animados, fluxogramas, mapas, fotos, etc.) como elementos de motivação e como forma de reforço das aprendizagens. Particularmente em cursos de soft skills são utilizados vídeos curtos explicativos, bem como vídeos que representam situações nas quais se pede ao formando uma tomada de posição.
Em alguns cursos são utilizadas metáforas que potenciam a aprendizagem e a estratégia pedagógica que se pretende implementar.
Sempre que exista necessidade, ou interesse, é facultada informação complementar, passível de impressão. O resumo tem um objetivo análogo a uma ficha de produto, que o formando vai colecionando e consultando sempre que tiver necessidade, mesmo após a conclusão do curso.
Em alguns cursos é também solicitado aos formandos que realizem atividades que exijam síntese, na medida em que estes momentos constituem uma nova oportunidade de aprendizagem, conferindo também a oportunidade de verificarem os conhecimentos adquiridos.
É igualmente facilitado o acesso um glossário interativo com termos técnicos, a documentos anexos com informação relevante e são indicados sites de Internet, de modo a permitir que cada formando aprofunde os conhecimentos em função das suas necessidades e interesses. Os conteúdos dos cursos são continuamente revistos e atualizados.
O IFB tem uma política de qualidade que incorpora a avaliação de todos os cursos. No caso da webBANCA, há um questionário de satisfação disponibilizado no final do curso, convidando-se todos os formandos a responderem. Paralelamente procede-se à análise de eventuais reclamações recebidas pelas mais variadas vias; bem como a monitorização de indicadores de qualidade, tais como as taxas de respostas aos questionários e de aproveitamento no curso.
Com vista a conhecer a opinião dos formandos sobre os cursos foi realizado recentemente um questionário de auscultação com o objetivo de recolher opiniões acerca dos aspetos mais apreciados, aqueles que seriam de excluir e eventualmente os progressos a incluir.Toda esta informação é analisada assumindo especial relevo no âmbito do processo de melhoria contínua.
5.5. Avaliação da aprendizagem no curso/projeto
O sistema webBANCA integra diferentes peças de avaliação de conhecimentos: teste de diagnóstico, exercícios e testes de avaliação. Cada uma destas peças tem objetivos e regras específicas, embora o seu interface, e portanto a sua utilização, seja muito semelhante.
O teste de diagnóstico destina-se a aferir conhecimentos antes de iniciar o estudo do módulo, de forma a fornecer uma orientação de estudo.
Note-se que os resultados do teste têm como objetivo aferir comparativamente os conhecimentos que o formando possui em cada tema. Com base nesta informação mais detalhada este poderá delinear estratégias de estudo mais ajustadas ao conhecimento que tem das diferentes matérias.
Os exercícios constituem um instrumento de treino através do qual o participante poderá avaliar o grau de conhecimentos da matéria, pelo que não são controlados.
O teste de avaliação tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento relativamente às matérias que o formando se encontra a estudar, ajudando-o a marcar um ritmo de trabalho. O teste conta para a avaliação final e pode ser feito com consulta das matérias de estudo, dada a sua natureza formativa.
O teste de avaliação pode ser realizado duas vezes, até à data estipulada para o efeito, sendo registada a melhor nota.
Depois de validar o teste, o participante recebe um feedback de acordo com o resultado obtido, podendo aceder à avaliação formativa de cada pergunta.
No final do curso pode ser realizado um exame presencial, que confere consistência e credibilidade ao sistema formativo, permitindo ao formando medir a eficácia da sua aprendizagem e possibilitando a certificação de conhecimentos através da atribuição de certificados.
5.4. Tipo de atividades a realizar pelo formando no Curso/Projeto
Nos cursos em e-learning, os participantes interagem com os conteúdos e são convidados a realizar atividades de exploração dos temas, de resposta a questões, etc., que se apresentam nos conteúdos sempre que se revelem importantes para as aprendizagens. No final de cada tema e a meio e no fim do curso os formandos respondem a um conjunto de questões que, para além de permitirem testar os conhecimentos, orientam e definem um ritmo de estudo.
5.3. Tipo de Interação entre tutor e formandos
A oferta formativa em e-learning é apoiada por tutores especialistas nos temas dos cursos que interagem com os participantes sempre que estes demonstrem interesse em esclarecer uma dúvida ou aprofundar um assunto. Podem comunicar por telefone ou através de e-mail. A longo dos cursos os tutores têm também a possibilidade de moderar fóruns de discussão, o que lhes permite incentivar e apoiar as aprendizagens. Para alguns cursos estão também previstas sessões de apoio presenciais.
5.1. Duração dos cursos/projeto
A duração dos cursos em e-learning do IFB não segue um padrão, pois esta depende da extensão e natureza dos conteúdos. Nos cursos mais longos, cerca de 25h, a componente presencial corresponde a 36% ou 48%, dependendo dos temas abordados nos cursos.
Entidade
IFB - Instituto de Formação Bancária
4. Descrição da Boa Prática da sua instituição em e-learning
Os cursos desenvolvidos pelo IFB procuram veicular informação clara, sucinta e objetiva e são particularmente orientados para objetivos operacionais. Os cursos são construídos de modo a estarem adaptados ao nível de conhecimentos, expetativas e necessidades de cada população-alvo.
Os conteúdos refletem a realidade concreta da Banca, tentando sempre adaptar-se às particularidades da instituição onde os formandos se inserem, com recurso à exploração de casos práticos ou exemplos previamente fornecidos pelo cliente, de modo a aumentar a identificação do aprendente com os conteúdos do curso, introduzindo, também, uma componente prática imediata, autêntica e verosímil.
3. Caracterização dos cursos online
O IFB posiciona-se como um parceiro que desenvolve uma formação centrada nos perfis e competências necessários ao desempenho das funções bancárias permitindo uma progressão/aprendizagem ao longo da vida traduzida numa vasta oferta formativa em e-learning e b-learning.
A oferta formativa do IFB é suportada pelo sistema webBANCA, uma plataforma própria, que inclui disponibilização de conteúdos e tutoria online.
Os participantes podem comunicar com colegas e com o tutor usando o fórum de discussão (moderado) e o e-mail. Em cursos mais longos, os formandos têm também a possibilidade de participar em sessões de apoio presenciais.
2. Quantificação da percentagem de cursos online face aos presenciais
62 %
1. Identificação da entidade e Atividade desenvolvida
O Instituto de Formação Bancária (IFB), incorporando o Instituto Superior de Gestão Bancária (ISGB), é o órgão da Associação Portuguesa de Bancos (APB) para a formação e o ensino superior especializado, tendo por missão o reforço da cultura da profissão e, através da qualificação dos recursos humanos, o apoio ao desenvolvimento do Setor Financeiro Português.
Email de contacto
l.fernandes@ifb.pt
Responsável pelo e-learning
Lúcia Assunção Fernandes
9. O que considera como essencial para o sucesso no e-learning?
O sucesso no e-learning depende de um conjunto de fatores, de entre os quais se destaca a existência de uma plataforma sólida, de interface intuitivo e amigável para o utilizador, que suporte cursos especialmente concebidos para corresponderem às necessidades específicas dos seus destinatários. Estes conteúdos deverão resultar de um conhecimento profundo sobre a prática profissional dos participantes, por forma a facilitar a transferência das aprendizagens para o posto de trabalho.
Voltar à lista