Boas Práticas
Dedicamos esta página à partilha de boas práticas em formação e-learning / b-learning de entidades diversas em Portugal, tanto a nível público, como privado, enriquecendo a base de conhecimento sobre o e-learning nacional.
As atividades da grande maioria das UCs assentam num modelo colaborativo, centrado no aluno, com tarefas a desenvolver colaborativamente na plataforma ou através de ferramentas da web 2.0.
O IPL criou em 2007 o seu modelo pedagógico - Modelo EaD do IPL (disponível na página da UED em http://www.ued.ipleiria.pt/ ) - que é seguido em toda a oferta EaD.
O IPL criou em 2007 o seu modelo pedagógico - Modelo EaD do IPL (disponível na página da UED em http://www.ued.ipleiria.pt/ ) - que é seguido em toda a oferta EaD.
Curso em b-learning, várias iniciativas de partilha de boas praticas de formação online
A formação dos colaboradores é considerada uma prioridade na PT. Pensar a formação antecipadamente e elaborar um plano de formação adequado permite antecipar soluções e agregar valor aos recursos humanos, aos negócios, ao ambiente e à sociedade. O planeamento do projeto formativo é uma fase crítica para o decorrer de todo o seu desenvolvimento. Nesta fase, são meticulosamente definidos todos os requisitos a implementar, tornando a fase de desenvolvimento mais rica e eficaz.
Uma vez que a PT tem uma grande abrangência de temas na atividade dos seus colaboradores, a estratégia de formação é igualmente bastante diversificada e criativa. Os conteúdos dos cursos de eLearning da PT são organizados de uma forma clara e objetiva e isso representa não só uma organização em módulos/tópicos e subtópicos mas, também, uma seleção e divisão criteriosa da informação a disponibilizar. O bLearning assume também um papel fundamental proporcionando momentos de aprendizagem colaborativa e de conciliação com a atividade diária.
As práticas que a PT tem vindo a utilizar na formação dos seus colaboradores são também disponibilizadas aos seus clientes. Os conteúdos formativos fornecidos a entidades externas têm demonstrando grande qualidade através da métrica mais aplicada na formação - a taxa de sucesso. Constata-se que esta tem sido elevada, revelando a motivação de formandos com uma realidade/cultura empresarial diferente da realidade PT.
Uma vez que a PT tem uma grande abrangência de temas na atividade dos seus colaboradores, a estratégia de formação é igualmente bastante diversificada e criativa. Os conteúdos dos cursos de eLearning da PT são organizados de uma forma clara e objetiva e isso representa não só uma organização em módulos/tópicos e subtópicos mas, também, uma seleção e divisão criteriosa da informação a disponibilizar. O bLearning assume também um papel fundamental proporcionando momentos de aprendizagem colaborativa e de conciliação com a atividade diária.
As práticas que a PT tem vindo a utilizar na formação dos seus colaboradores são também disponibilizadas aos seus clientes. Os conteúdos formativos fornecidos a entidades externas têm demonstrando grande qualidade através da métrica mais aplicada na formação - a taxa de sucesso. Constata-se que esta tem sido elevada, revelando a motivação de formandos com uma realidade/cultura empresarial diferente da realidade PT.
Sponsorização do Conselho de Administração do Grupo TAP;
Participação do Conselho de Formação do Grupo TAP, constituído pelos representantes das 12 UNs/Empresas;
Constituição de uma equipa multidisciplinar dedicada (com valências pedagógicas e técnicas), com formação especializada;
Implementação de uma estrutura de suporte para a conceção e realização de formação eLearning. Para a conceção de conteúdos, foi criado o Centro de Apoio Técnico Funcional e Pedagógico. Como suporte à disponibilização de formação são intervenientes, o Gestor da Plataforma, os eCoordenadores/eTutores e equipa de Help Desk eConhecimento.
Criação de uma identidade para a formação elearning/bLearning - eConhecimento TAP;
Elaboração do Manual de Procedimentos de Formação eLearning;
Conceção de uma Norma de eLearning;
Definição e execução do plano de comunicação interno;
Preparação e disponibilização de salas para formação eLearning distribuídas pelo Campus TAP (24h/dia);
Cumprimento do ciclo de formação eLearning (DNF, conceção, validação técnica, pedagógica, científica, curso-piloto, divulgação, produção e avaliação);
Utilização do modelo instrucional em formação eLearning e colaborativo em formação bLearning e projeto.
Participação do Conselho de Formação do Grupo TAP, constituído pelos representantes das 12 UNs/Empresas;
Constituição de uma equipa multidisciplinar dedicada (com valências pedagógicas e técnicas), com formação especializada;
Implementação de uma estrutura de suporte para a conceção e realização de formação eLearning. Para a conceção de conteúdos, foi criado o Centro de Apoio Técnico Funcional e Pedagógico. Como suporte à disponibilização de formação são intervenientes, o Gestor da Plataforma, os eCoordenadores/eTutores e equipa de Help Desk eConhecimento.
Criação de uma identidade para a formação elearning/bLearning - eConhecimento TAP;
Elaboração do Manual de Procedimentos de Formação eLearning;
Conceção de uma Norma de eLearning;
Definição e execução do plano de comunicação interno;
Preparação e disponibilização de salas para formação eLearning distribuídas pelo Campus TAP (24h/dia);
Cumprimento do ciclo de formação eLearning (DNF, conceção, validação técnica, pedagógica, científica, curso-piloto, divulgação, produção e avaliação);
Utilização do modelo instrucional em formação eLearning e colaborativo em formação bLearning e projeto.
e-curso de Auditor Interno da Qualidade, em grupo, na modalidade de blended learning.