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TACCLE2 – Guides to Integrating ICT and e-learning in your classroom
O projeto incide na área da criação de materiais de formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, em torno do desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares, em estreita articulação com estratégias de formação de professores. Tem como especial referência e destinatários os professores que ainda não têm experiência de uso dessas mesmas tecnologias ao serviço da aprendizagem. O projeto envolve oito parceiros (universidades e outras instituições) de sete países europeus.
Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa – Instituto de Educação.
TELL-ME Technology Enhanced Learning Livinglab for Manufacturing Environments
O projeto TELL-ME visa desenvolver e testar, num contexto autêntico (PME – locais de trabalho centrados nas pessoas e orientados para serviços de fabricação), uma metodologia inovadora interempresa e plataformas de tecnologia de informação para o ensino e formação contínuos em ecossistemas de negócio heterogéneos, combinando o Ensino Preciso (Precision Teaching), a aprendizagem ao longo da vida e o Living Lab.
Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do FP7-ICT.
Entidade parceira de Portugal: Alfamicro, Sistemas de Computadores lda.
LMS vs PLE: fusão ou choque?
Uma vez que a tecnologia não é neutra ao nível dos impactos que produz nos seus diversos contextos de utilização, os autores deste artigo pretendem contribuir para uma discussão enriquecedora acerca do confronto latente entre tecnologias distintas (LMS vs PLE) e os princípios educativos, também eles diferentes, que lhes estão subjacentes, nomeadamente no contexto do Ensino Superior.
eAvaliar – Guia para a Avaliação do eLearning nas Organizações em Portugal
Este estudo foi desenvolvido a pensar nos responsáveis por ofertas formativas em e-learning ou b-learning que pretendem avaliar o impacto dos seus projetos nas organizações que dirigem (empresas, AP, universidades). O estudo seguiu sempre uma linha condutora que procurou associar as práticas de aprendizagem suportadas por tecnologias de informação e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização. Como principal resultado do projeto foi a criação de uma metodologia de avaliação das práticas de e-learning numa perspetiva organizacional. Os instrumentos concebidos com base na experiência de casos nacionais e internacionais permitiram a identificação de métricas relacionadas com o desenvolvimento do capital intelectual das organizações. Foram desenvolvidos instrumentos que possibilitam combinar indicadores quantitativos (permitem a medição do ROI dos projetos) com indicadores de desenvolvimento do capital intelectual.
Teorias e Práticas do B-Learning
No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento à disponibilização de recursos digitais, à receção online de trabalhos dos alunos/formandos e, em alguns casos, ao uso dos fóruns e do e-mail para o esclarecimento de dúvidas. Quando os fóruns são utilizados para a discussão das matérias em estudo os professores/formadores sublinham a dificuldade em motivar os alunos e, para contrariar essa tendência, por vezes atribuem classificações às participações. As diretrizes educativas atuais apontam a meta a atingir mas não o percurso a seguir. Este cenário desencadeia a necessidade de avaliação sobre as melhores aproximações pedagógicas para obter uma exploração qualificada esta é a principal finalidade desta obra que é dirigida aos professores de todos os níveis de ensino, formadores, responsáveis de formação, consultores e-learning e todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. A sua leitura abrirá caminhos para a exploração eficiente das atuais tecnologias web em prol da motivação e consequente diminuição do insucesso escolar. A abordagem teórica com a explicitação de casos práticos de planificação pedagógica da formação e cenários de aprendizagem digital poderá servir de inspiração, reutilização e adaptação a diferentes contextos. O percurso evolutivo na construção de conhecimentos no contexto do e-learning é ilustrado neste livro ao longo de um projeto de construção de um curso a distância.
Manual de Utilização da Ferramenta de Criação de Conteúdos eXeLearning+
O presente manual pretende explicar o funcionamento das diversas funcionalidades da ferramenta de criação de conteúdos. Inicialmente, é efectuada uma abordagem às diversas componentes da ferramenta (menus, ambiente de autoria e propriedades dos conteúdos). Depois, apresenta-se o processo de instalação da ferramenta, e de seguida as diversas actividades, denominadas iDevices, que servirão à construção de conteúdos. Cada actividade é abordada individualmente com exemplos de utilização.
Avaliação online
A principal consequência provocada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, que está no cerne do “novo” paradigma da Sociedade da Informação e Comunicação advém, sobretudo, da mudança que induzem ou catalisam, permitindo a criação de novas interfaces, novas formas de acesso à informação, novas formas de produção do conhecimento, novas formas de cultura, novas formas de gestão do tempo e do espaço, novas formas de relacionamento, novas formas de ensinar e aprender. Face ao impacto deste movimento na sociedade, na educação, e nas escolas, a avaliação de projetos desta natureza assume particular relevância. É pela avaliação que se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que nos permitem ter uma opinião válida sobre as decisões possíveis a levar em conta. A avaliação educacional, nas suas diversas vertentes, nunca foi uma tarefa simples, e na modalidade dos processos online ainda se torna mais desafiadora. Foi esse desafio que motivou a organização deste livro, apresentando doze textos sobre a temática da Avaliação Online, selecionados para a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, que de certa forma, traduzem também a investigação educacional no domínio da investigação de interfaces de educação online, efetuada em espaços de Países de Expressão Portuguesa!
Educação Online – Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais
A presente publicação reúne um conjunto de contributos conceptuais e estudos empíricos relativos a aspetos diferenciados da educação online. Com esta obra pretende-se promover uma reflexão aprofundada, situada na realidade próxima, pela combinação de sinergias de investigadores e docentes de diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, com experiência prática no trabalho mediado por plataformas digitais. Embora centrada em questões pedagógicas relacionadas com a aprendizagem em ambientes digitais, esta proposta de reflexão conjunta pretende alavancar o debate e participação interdisciplinar, pelo que a obra resulta multifacetada nas suas vertentes de análise e perspetivas dos autores, por ora, envolvidos.
Aprender na Era Digital: Jogos e Mobile-Learning
Jogos e Mobile-Learning são dois tópicos importantes na investigação e na vida de muitos cidadãos. Os jogos digitais têm seduzido muitos jogadores e influenciaram o aparecimento de dois conceitos: gamebooks e gamefication, que são abordados nesta obra. Com a evolução tecnológica, os dispositivos móveis são cada vez mais pequenos, mais leves, com maior capacidade de armazenamento, com funcionalidades diversificadas e intuitivas, possibilitando a conexão à Internet, em qualquer hora e em qualquer lugar. A expressão Bring Your Own Device (BYOD) está a tornar-se uma realidade em contextos educativos e profissionais. Deve-se rentabilizar os dispositivos móveis que os alunos têm e que dominam tecnologicamente, como tablets, smartphones, telemóveis, leitores de MP3/MP4, etc. O leitor encontra neste livro exemplos de jogos, de projetos e de estudos na área de mobile learning.
Ambientes educativos emergentes
A publicação apresenta um conjunto de nove textos selecionados da Conferência Challenges 2007, explorando, nomeadamente, as seguintes temáticas: a diversidade e acessibilidade dos equipamentos disponíveis na área da robótica, que tem suscitado um maior interesse pelo seu estudo e pela realização de experiências visando a sua integração em processos de ensino-aprendizagem; a generalização massiva do uso de equipamentos móveis, que constitui uma realidade incontornável, com um impacto elevadíssimo e significativo na vida de cada pessoa, incluindo a sua aprendizagem; a análise das implicações da nova Web na Educação, que ganha crescente relevância especialmente se pensarmos que as gerações mais jovens terão tendência para explorar as aplicações da Web x+1 enquanto os adultos, os pais e os professores ainda se encontram na fase de entender, definir e caracterizar uma qualquer web x!