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e-Assessment in VET
O projeto visa alargar a área 4 (Avaliação) do Quadro Europeu DigCompEdu, definindo novas declarações de competência para professores e formadores de Educação e Formação Profissional e explorar o potencial de diferentes ferramentas e métodos de avaliação online e digital. O projeto inclui a criação de kit de ferramentas para formadores/professores sobre Avaliação Digital, e um MOOC sobre “Avaliação Digital na Formação Profissional” disponível através do site do projeto.
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e Tecnologias Digitais
O projeto “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e tecnologias digitais” é desenvolvido pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O projeto pretende identificar, divulgar e promover práticas inovadoras no domínio da utilização das tecnologias no ensino e e-learning na Universidade de Lisboa (ULisboa) e no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Pretende-se apresentar atividades desenvolvidas no contexto de sala de aula presencial potencializadas pela utilização de aplicações, ambientes e ferramentas online no trabalho desenvolvido com estudantes, e partilhar experiências de desenvolvimento de oferta formativa totalmente a distância ou blended-learning em diferentes áreas científicas.
O O projeto é financiado pela FCT no âmbito do Programa “Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português”.
GAIN TIME
O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.
Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.
O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.
eFinLit
Os números crescentes de baixo rendimento e jovens adultos desempregados (18-35) constituem não só um problema atual, mas é um desafio a ser tratado nos próximos anos. O projeto eFinLit (Desenvolvimento de Competências Financeiras dos Cidadãos da UE Utilizando Aprendizagem Online e Literacia Digital) tem como objetivo promover, direta e indiretamente a numeracia digital, linguagem, leitura, colaboração e competências de comunicação de jovens adultos desfavorecidos financeiros da UE (18-35).
O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto (ISCAP).
e-Solve – Ready to Use VET
O projeto E-SOLVE visa filtrar conhecimento de projetos inseridos no programa Leonardo da Vinci relacionados com e-learning, classificando-os de acordo com vários aspetos, selecionando boas práticas setoriais e disseminando-as entre as partes interessadas em formação e educação vocacional em toda a Europa. O foco incide em soluções que poderiam ser utilizadas na educação e formação de quadros de topo/de gestão.
A fim de ir de encontro às novas necessidades e comportamentos dos seus alunos/formandos adultos, as entidades de educação e formação profissional precisa familiarizar-se com os mais recentes conteúdos, serviços, pedagogias e práticas inovadoras baseadas em TIC para a aprendizagem ao longo da vida. Tal requer atividades de disseminação e valorização. Centenas de boas soluções foram financiadas com a contribuição financeira do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Assim, os prestadores de serviços na área de formação e educação vocacional necessitam de uma orientação através desta grande seleção de projetos, de modo a mais facilmente poderem encontrar as melhores soluções para a sua atividade específica.
Os resultados finais deste projeto incluem as 50 melhores práticas internacionais em e-learning (“TOP 50 of Best Practices in E-Learning for Vocational Education and Training (VET)”), incluindo a dissertação do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL) da Universidade Aberta, integrada na investigação desenvolvida no LE@D-Laboratório de Educação a Distância e eLearning e realizada por Sandra Brás, com o título “A importância do E-Learning na transformação de estratégias organizacionais: O estudo de caso da The Réseaux IP Européens Network Coordination Centre”.
O consórcio do projeto E-SOLVE inclui diversas universidades e associações de e-learning oriundos de quatro países europeus.
O projecto foi financiado através do apoio do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia.
TRACER – O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português
Em Portugal, o conhecimento acerca do modo como as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas usam as Tecnologias da Comunicação (TC) é ainda escasso e pouco estruturado. Para além da natureza recente e da evolução constante das TC, a ausência de políticas institucionais claras quanto à sua implementação e uso, o reduzido número de casos documentados de uso das TC, e a natureza bottom-up/isolada de algumas tentativas de uso das TC tornam necessária uma visão sistemática, útil tanto às IES, quanto aos decisores nacionais nesta área.
Com o projeto TRACER pretende-se caracterizar a adoção e uso das TC nas IES do sistema público português; desenvolver e distribuir online uma ferramenta de visualização da informação que permita às IES partilhar e atualizar o modo como usam as TC; identificar boas práticas que possam ser úteis aos decisores no plano político, administrativo e pedagógico.
Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Programa Compete.
TARGET
Os objetivos do projeto TARGET foram pesquisar, analisar e desenvolver um novo género de ambiente de Technology Enhanced Learning (TEL) que apoia o desenvolvimento rápido de competências dos indivíduos, nomeadamente trabalhadores do conhecimento nos domínios de living labs (inovação) e gestão de projetos. O projeto visou disponibilizar um novo ambiente de aprendizagem aos indivíduos e às empresas que seja mais eficaz do que existe atualmente. O ambiente TARGET está concebido como um processo de aprendizagem complexo na plataforma, que consiste num conjunto de ferramentas e serviços avançados e inovadores. O formando/aluno é presenteado com situações complexas em forma de cenários de jogos: interagindo com os resultados do jogo em experiências enriquecidas que gradualmente representam aquisição de conhecimento.
Projeto colaborativo cofinanciado pela Comissão Europeia ao abrigo do 7FP.
Entidade parceira portuguesa: INESC ID.
CPDLab – Continuing Professional Development Lab
Tem como objetivo promover a formação ao longo da vida disponível para professores, diretores e outros profissionais de educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. O CPDLab pretende apoiar as escolas a transformarem-se em ambientes de aprendizagem eficazes, disponibilizando um conjunto de três cursos de formação focados nas necessidades dos docentes, nomeadamente, Quadros Interativos, eSafety (segurança na internet) e Sala de Aula do Futuro (cenários de aprendizagem inovadores).
Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira portuguesa: Direção-Geral da Educação – MEC.
VMCOLAB – European Co-Laboratory for the Integration of Virtual Mobility in Higher Education, Innovation & Modernisation Strategies
O objetivo é contribuir para a inovação e internacionalização das Instituições de Ensino Superior Europeus através da exploração de todo o potencial das TIC e da Mobilidade Virtual e alargando o acesso às experiências internacionais de aprendizagem a todos os estudantes europeus.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus Projetos Multilaterais.
Entidade parceira de Portugal: Universidade do Porto
TACCLE2 – Guides to Integrating ICT and e-learning in your classroom
O projeto incide na área da criação de materiais de formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, em torno do desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares, em estreita articulação com estratégias de formação de professores. Tem como especial referência e destinatários os professores que ainda não têm experiência de uso dessas mesmas tecnologias ao serviço da aprendizagem. O projeto envolve oito parceiros (universidades e outras instituições) de sete países europeus.
Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa – Instituto de Educação.