- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- >
e-Assessment in VET
O projeto visa alargar a área 4 (Avaliação) do Quadro Europeu DigCompEdu, definindo novas declarações de competência para professores e formadores de Educação e Formação Profissional e explorar o potencial de diferentes ferramentas e métodos de avaliação online e digital. O projeto inclui a criação de kit de ferramentas para formadores/professores sobre Avaliação Digital, e um MOOC sobre “Avaliação Digital na Formação Profissional” disponível através do site do projeto.
Lino Oliveira
Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) em 2012 com a tese “Implementação de uma Plataforma Integrada de Sistemas de Gestão de Conteúdos e Aplicações Web 2.0 para Instituições de Ensino Superior”. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1986. Docente de Informática no Ensino Superior desde 1991, no Politécnico do Porto (P.PORTO) desde 2001 e na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) desde 2016 onde é Professor Adjunto do Departamento de Informática. Pró-Presidente do P.PORTO para os Sistemas de Informação e Responsável pelo Gabinete de Infraestruturas, Sistemas e Comunicações (2018-2022). Membro da Unidade de E-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO (EIPP/P.PORTO) (2012-2022). Investigador integrado fundador da Unidade de Investigação em Media Artes e Design (uniMAD) da ESMAD desde 2017. Investigador integrado na Unidade de I&D Games, Interaction & Learning Technologies (GILT) desde 2022. Investigador do INESC Norte (1986-1988) e Investigador Estagiário do CERN (1987) desenvolvendo trabalhos em redes de computadores. As suas principais áreas de interesse e nas quais desenvolve grande parte de sua investigação são a Web social e as tecnologias aplicadas à Educação, o e/b‑learning e os ambientes pessoais de aprendizagem. Publicou vários artigos sobre estes assuntos em conferências nacionais e internacionais. Tem sido membro de Comissões Científicas e de Programa de várias conferências. Tem sido revisor de publicações de diversas revistas científicas.
Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador)
Referencial do IEFP publicado em 2018, sendo um instrumento estruturante e operacional que integra um conjunto de competências de especialização, em função das quais se desenvolve o respetivo programa, metodologia pedagógica, planificação e avaliação, visando a melhoria da qualidade da formação profissional, em particular da ministrada a distância com recurso a plataformas de aprendizagem online, a tecnologias digitais e a aplicações. A principal finalidade deste referencial e da respetiva formação é dotar os participantes das competências necessárias ao exercício de funções de formador a distância, em diferentes contextos de aprendizagem, com diversos destinatários, e ainda modalidades de formação.
Blended learning
In recent years, the training initiatives in blended learning increased enormously as a result of the different demands to integrate the Information and Communication Technologies (ICT) in educational systems. In Higher Education, the blend approach is highly pursued because of its unique flexibility that allows the teacher to propose, in every situation, more advantageous train- ing solutions for their students, contrary to mandatory classroom in Basic and Secondary schools. It seems that the blended learning approach, a concept often bordering others such as e-learning, distance education, online learning or open learning, allows you to get the best of both worlds, the face-to-face and the virtual, and be an alternative to the traditional classroom teaching models and to enhance the new forms of electronic learning environments that use only the virtual and the distance. The blended learning approach seems to have the advantages of some of the concepts described, as the flexibility to determine their own pace of learning, and removes the greater disadvantage which is the lack of human contact with colleagues and teacher.
Célio Gonçalo Marques
Célio Gonçalo Marques é Professor da Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar, exercendo também as funções de Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão e de Vice-Director do Centro de eLearning do Instituto Politécnico de Tomar. Possui licenciatura em Informática e Gestão, mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning e doutoramento em Ciências da Educação, área de Tecnologia Educativa. Colaborou com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa) e com a Universidade Lusíada de Lisboa na lecionação de várias unidades curriculares de mestrado, tendo também sido convidado para lecionar no Instituto Superior de Educação da Universidade de Cabo Verde. Esteve envolvido em projetos relacionados com a informática na educação e prestou consultoria informática a várias empresas. Em termos internacionais esteve em missões de ensino na Universidade de Yasar (Izmir, Turquia), na Universidade de Vilnius (Vilnius, Lituânia) e na Universidade de Ciências Aplicadas Eszterházy Károly (Eger, Hungria) e é membro do comité editorial de várias revistas, entre elas, Electronic Learning, Information and Communication: Theory and Practice. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais, entre elas, o livro “Os Hipermédia no Ensino Superior” e tem estado na organização de vários eventos científicos e técnicos, entre eles, o “Encontro sobre Jogos e Mobile Learning” (Universidade de Coimbra, 2012 e 2014) e o “Encontro sobre Web 2.0” (Universidade do Minho, 2008) do qual resultou o livro “Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores” editado pelo Ministério da Educação. É também investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa e colaborador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e Tecnologias Digitais
O projeto “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e tecnologias digitais” é desenvolvido pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O projeto pretende identificar, divulgar e promover práticas inovadoras no domínio da utilização das tecnologias no ensino e e-learning na Universidade de Lisboa (ULisboa) e no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Pretende-se apresentar atividades desenvolvidas no contexto de sala de aula presencial potencializadas pela utilização de aplicações, ambientes e ferramentas online no trabalho desenvolvido com estudantes, e partilhar experiências de desenvolvimento de oferta formativa totalmente a distância ou blended-learning em diferentes áreas científicas.
O O projeto é financiado pela FCT no âmbito do Programa “Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português”.
GAIN TIME
O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.
Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.
O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.
eFinLit
Os números crescentes de baixo rendimento e jovens adultos desempregados (18-35) constituem não só um problema atual, mas é um desafio a ser tratado nos próximos anos. O projeto eFinLit (Desenvolvimento de Competências Financeiras dos Cidadãos da UE Utilizando Aprendizagem Online e Literacia Digital) tem como objetivo promover, direta e indiretamente a numeracia digital, linguagem, leitura, colaboração e competências de comunicação de jovens adultos desfavorecidos financeiros da UE (18-35).
O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus + da Comissão Europeia.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto (ISCAP).
Evaluation of Online Higher Education – Learning, Interaction and Technology
The work presents a theoretical framework for the evaluation of e-Teaching that aims at positioning the online activities designed and developed by the teacher as to the Learning, Interaction and Technology Dimensions. The theoretical research that underlies the study was developed reflecting current thinking on the promotion of quality of teaching and of the integration of information and communication tools into the curriculum in Higher Education (HE), i. e. bearing in mind Portuguese and European guidelines and policies on this subject. This way, an answer was sought to be given to one of the aims put forward in this study, namely to contribute towards the development of a conceptual framework to support research on evaluation of e-Teaching in the context of HE. Based on the theoretical research carried out, two evaluation tools were developed to collect teachers’ and students’ perceptions regarding activities developed online. Consequently, aiming at testing those tools, an empirical study was structured. Following an exploratory study, e-Learning and b-Learning courses were identified, from which a restricted number of Portuguese HE institutions were selected, enabling the use, testing and validation of both tools created to evaluate online activities, including students’ and teachers’ perceptions. From the comparison of the theoretical framework established and the analysis of the data obtained, we found that the differences in teaching should be valued and seen as assets by HE institutions rather than annihilated in a globalizing perspective.
Dinâmicas de MOODLiz@ção num agrupamento de escolas de Matosinhos: o caso do agrupamento vertical de escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo
Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação. O advento da Internet e da Web, na década de 1990, a par da introdução e desenvolvimento das novas TIC e, por consequência, a emergência da Sociedade da Informação e do Conhecimento, implicaram uma profunda alteração na forma de análise dos processos de ensino-aprendizagem, já não apenas segundo um prisma cognitivista, mas, agora, também social, isto é, segundo a(s) perspetiva(s) construtivista(s). Este estudo entronca precisamente na análise de um sistema ou plataforma tecnológica de gestão de aprendizagens (Learning Management System – LMS), o MOODLE, procurando-se, deste modo, dar resposta ao reconhecimento de que “urge investigar sobre a utilização real e pedagógica da plataforma” (Carvalho, 2007:27). Por outro lado, não descurando o rol de interrogações de outros investigadores em torno da utilização do MOODLE, nem enveredando pelas visões mais céticas que inclusive pressagiam a sua “morte” (Fernandes, 2008b:134), também nós nos questionamos se esta ferramenta nem sequer vai conseguir transpor “a fase de final de entusiasmo, e tornar-se uma ferramenta de minorias e de usos ocasionais?” (Fernandes, Op. cit.:133).