Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN
O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).
Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.
Entidades parceiras portuguesas: Universidade do Minho, e Latino Group.
Using games to make the process of learning sign language enjoyable and interactive
O trabalho apresentado consiste no desenvolvimento de um jogo para tornar agradável e interativo o processo de aprender língua gestual. Neste jogo, o jogador controla um personagem que interage com vários objetos e outras personagens com o objetivo de recolher vários gestos da Língua Gestual Portuguesa. Esta interação é suportada por luvas de dados e Kinect. Para melhorar a interatividade, vários postos de controlo foram colocados ao longo dos níveis do jogo. Um sistema de pontuação também foi criado, assim como uma história de assegurar que o jogo é um processo contínuo motivador, bem como um processo de aprendizagem.
TARGET
Os objetivos do projeto TARGET foram pesquisar, analisar e desenvolver um novo género de ambiente de Technology Enhanced Learning (TEL) que apoia o desenvolvimento rápido de competências dos indivíduos, nomeadamente trabalhadores do conhecimento nos domínios de living labs (inovação) e gestão de projetos. O projeto visou disponibilizar um novo ambiente de aprendizagem aos indivíduos e às empresas que seja mais eficaz do que existe atualmente. O ambiente TARGET está concebido como um processo de aprendizagem complexo na plataforma, que consiste num conjunto de ferramentas e serviços avançados e inovadores. O formando/aluno é presenteado com situações complexas em forma de cenários de jogos: interagindo com os resultados do jogo em experiências enriquecidas que gradualmente representam aquisição de conhecimento.
Projeto colaborativo cofinanciado pela Comissão Europeia ao abrigo do 7FP.
Entidade parceira portuguesa: INESC ID.
GREAT – Game-based Research in Education & Action Training
Este projeto visou transferir metodologias inovadoras na aprendizagem, de modo a permitir que formadores e professores (e gestores) incrementem o seu trabalho, melhorando a sua criatividade e inovação através da aprendizagem baseada em jogos. Tradicionalmente, os sistemas educacionais e de formação têm promovido um paradigma educacional centrado mais no formador, como o agente exclusivo da ação, e menos como um facilitador do conhecimento. Neste sentido, o paradigma da aprendizagem baseada em jogos faz parte de uma metodologia de educação não-formal e informal e de aprendizagem ao longo da vida, que a União Europeia promove em todas as dimensões, assumindo relevância na Estratégia E&T 2020.