Quem é quem

Patrícia Ervilha

Formadora e consultora na área de formação e desenvolvimento, com 20 anos de experiência. E-formadora, criadora e gestora de e-conteúdos desde 2020. Formação mais recente em ferramentas digitais e pedagogia do e-learning: CCPE em e-formador CCPE em criação de conteúdos para auto aprendizagem Instructional Designer H5P

Categorias: Consultor, Formador
Entidade: ENI
Quem é quem

Tiago Gonçalves

Consultor de e-Learning, Instructional Designer e e-Learning Developer há mais de 10 anos. Comexperiência em Articulate Studio e Storyline. Para além das competências na área do desenvolvimento de conteúdos, também possui experiência com Moodle, mais precisamente na instalação, costumização e gestão. Durante este último ano, tem aprofundado as teorias de Gamification.

Categorias: Consultor, Perito
Entidade: Particular
Quem é quem

Jorge Freire

Completei um mestrado em tecnologias educativas na Birkbeck University e no Institute of Education e tenho desenvolvido a prática profissional no apoio a alunos e professores no uso das tecnologias educativas, tendo cinco anos de experiência tanto no ensino superior, como ao nível do ensino secundário no Reino Unido, como designer instrucional, formador de e-elearning e em administração de plataformas de tecnologia educacional (Moodle e Blackboard; Ech360 e Panopto; Adobe Connect; Planet eStream; Poll Everywhere, etc.). Trabalhando em equipas multidisciplinares, dei apoio e formação, promovi inovação e participei num vasto leque de projetos nas áreas do ensino à distância, b-learning, avaliação online, uso de multimédia para o ensino-aprendizagem e avaliação, m-learning e no ensino presencial f2f enriquecido pela tecnologia, em papéis diferentes: gestão de projetos, gestão de mudança, administração de sistemas, consultadoria no desenho instrucional, pesquisa, formação de professores, alunos e equipas, desenho de cursos, etc. Na City University London, colaborei com várias equipas com competências pedagógicas e tecnológicas para construir, promover e apoiar o ensino-aprendizagem f2f em espaços flexíveis de aprendizagem, trabalhando num projecto inovador que, de forma coordenada, transforma centenas de espaços de aprendizagem formais e informais e o ensino nestes. Também na City University London e no Newham Sixth Form College, dei formação a professores e equipas em como desenhar actividades, conteúdos e currículos para m-learning, b-learning e ensino f2f em várias plataformas, fazendo parte de serviços de consultadoria de desenho de currrículos, actividades e conteúdos para modalidades e grupos diferentes. Na University of Westminster, promovo boas práticas no uso de espaços flexíveis de aprendizagem, b-learning e m-learning, dando formação e liderando projetos.

Currículo: http://www.linkedin.com/in/jorgefreireEdTech

Categorias: Consultor, Formador
Quem é quem

Francisco Sousa

Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Coordenador da pós-graduação em e-learning na Universidade dos Açores. Investigador do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança. Co-convenor da rede 3 (Curriculum Innovation) da EERA (European Educational Research Association).

Curriculum DeGóis

Categorias: Professor
Entidade: Universidade dos Açores
Repositório

Dinâmicas de MOODLiz@ção num agrupamento de escolas de Matosinhos: o caso do agrupamento vertical de escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo

Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação. O advento da Internet e da Web, na década de 1990, a par da introdução e desenvolvimento das novas TIC e, por consequência, a emergência da Sociedade da Informação e do Conhecimento, implicaram uma profunda alteração na forma de análise dos processos de ensino-aprendizagem, já não apenas segundo um prisma cognitivista, mas, agora, também social, isto é, segundo a(s) perspetiva(s) construtivista(s). Este estudo entronca precisamente na análise de um sistema ou plataforma tecnológica de gestão de aprendizagens (Learning Management System – LMS), o MOODLE, procurando-se, deste modo, dar resposta ao reconhecimento de que “urge investigar sobre a utilização real e pedagógica da plataforma” (Carvalho, 2007:27). Por outro lado, não descurando o rol de interrogações de outros investigadores em torno da utilização do MOODLE, nem enveredando pelas visões mais céticas que inclusive pressagiam a sua “morte” (Fernandes, 2008b:134), também nós nos questionamos se esta ferramenta nem sequer vai conseguir transpor “a fase de final de entusiasmo, e tornar-se uma ferramenta de minorias e de usos ocasionais?” (Fernandes, Op. cit.:133).

Ano: 2013
Autor(es): Rui Guimarães Lima
Editora: Tese de Doutoramento
Repositório

Ensinar Teoria e Desenvolvimento Curricular “online”: a importância da avaliação formativa

Através deste texto pretende-se refletir sobre o desenvolvimento de um modelo de lecionação de disciplinas da área da Teoria e Desenvolvimento Curricular em regime de e-learning e b-learning. Nos anos académicos de 2011/12 e 2012/13, o modelo, doravante designado por “Desenvolvimento Curricular online” (DC-O), foi adotado na lecionação, totalmente online, de uma unidade curricular da licenciatura em educação básica, Universidade dos Açores. No ano académico de 2013/14, o DC-O foi adotado na lecionação de um terço de uma unidade curricular do mestrado em ensino de história e geografia no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, oferecido pela mesma universidade. Para estudar o desenvolvimento do DC-O, tem sido seguida uma metodologia de investigação do design curricular, que pode ser considerada uma variante da investigação do design educacional através da qual o desenvolvimento de um produto curricular é sistematicamente estudado. Os resultados obtidos até ao momento evidenciam que o modelo está a ser eficaz na realização das aprendizagens previstas e é considerado muito satisfatório por parte dos estudantes. Relacionando algumas características do modelo com alguns dados obtidos por inquérito aos estudantes e com determinados conceitos teóricos, defender-se-á a ideia de que o sucesso da experiência se deve sobretudo à qualidade da avaliação formativa praticada. De entre os benefícios que são normalmente reconhecidos à avaliação formativa no contexto de qualquer ambiente de ensino, alguns são especialmente importantes na prevenção de eventuais problemas cuja ocorrência é mais provável em ambiente de e-learning do que em ambiente presencial. É o caso do risco de procrastinação, considerado um dos pontos fracos da comunicação assíncrona por via eletrónica. Os resultados do estudo confirmam que é possível minimizar esse risco no decurso de uma prática continuada de avaliação formativa.

Ano: 2014
Autor(es): Francisco Sousa
Editora: Universidade do Minho
Repositório

Developing an online course on curriculum theory and studying how to do it

Este texto discute a forma como a metodologia de investigação do design curricular tem sido usada para estudar o desenvolvimento da lecionação online de uma disciplina de Teoria e Desenvolvimento Curricular numa instituição de ensino superior onde a virtualização de unidades curriculares ainda é um fenómeno incipiente. O texto incide predominantemente sobre a avaliação do protótipo 1 (2011/12) e do protótipo 2 (2012/13), que foram bastante positivas. A maioria dos estudantes afirmou, através de respostas a questionários, que, caso fosse possível recuar no tempo e escolher a modalidade de frequência da disciplina, optaria por frequentá-la online.

Ano: 2013
Autor(es): Francisco Sousa
Editora: Universidade do Minho
Quem é quem

Nuno Pena

Desde 2011, desempenho funções de Diretor da UnYLeYa (empresa de e-Learning do Grupo LeYa), sendo responsável pelo desenvolvimento de soluções de e-Learning e b-learning à medida para contextos de formação profissional, tendo como base estratégias inovadoras de instructional design para a formação de adultos e suportadas em ferramentas tecnológicas avançadas. De 2006 a 2011, desempenhei funções de Diretor de Formação (Chief Learning Officer) na Associação Portuguesa de Seguradores. Fui também fundador e responsável pela Academia Portuguesa de Seguros, entidade que desenvolve Cursos de Pós-Graduação, Cursos de curta, média e longa duração, num total de 200 cursos por ano (formato presencial, b-learning e e-learning), tendo por alvo os cerca de 22.000 profissionais das áreas de Seguros, Banca e Crédito Especializado em Portugal, bem como em alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Entre 2000 a 2006, fui Diretor de Formação Blended-Learning e Gestor de Unidade de Negócios e-Learning em duas empresas de consultoria em Portugal (EMELES e Sinfic). Atualmente investigador de Pós-Doutoramento no ADVANCE – Centro de Investigação Avançada em Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Investigador Colaborador da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento – UIED (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa), Doutorado em Gestão, especialidade em Gestão da Informação (Universidade Aberta), Mestre em Comunicação Educacional Multimédia (Universidade Aberta), Pós-Graduado “Formação Educacional” – Ciências da Educação (FCSH, UNL) e Licenciado em Filosofia (FCSH, UNL). Colaboro ainda como revisor em algumas revistas académicas e faço parte do IADIS International e-Learning Conference e do International Institute for Applied Knowledge Management (IIAKM).

Categorias: Consultor, Perito, Professor
Entidade: UnYLeYa