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Blended Learning em Contexto Educativo – Perspetivas teóricas e práticas de investigação
Centrando-se, sobretudo, na análise de processos pedagógicos e de novos modelos de ensino, esta é uma obra que aborda as diferentes dimensões que devem ser consideradas quando se concebem, desenham, implementam e avaliam cursos, unidades curriculares ou disciplinas em blended learning. Esta complexidade é bem patente nos diferentes capítulos e nas duas partes que a compõem. Enquanto na primeira parte são apresentados referenciais teóricos acerca da temática em questão, na segunda parte apresentam-se três estudos realizados em Portugal que poderão constituir um importante instrumento de trabalho para aqueles que se encontram diretamente envolvidos na prática e na investigação neste domínio científico.
O que é o e-Learning
No início do novo milénio, tanto a educação com a formação são sujeitos de processos de transformações complexos que decorrem dos desafios que a humanidade enfrenta. A investigação especializada sobre multimédia e o desenvolvimento de aplicações em e-learning justifica-se por se considerar que este é um vetor poderoso, suscetível de ajudar a ultrapassar a crise educativa, cultural e civilizacional em que estamos mergulhados.
Ensino a Distância – Conceitos e Práticas
Um manual sobre ensino a distância em elearning deve ser visto tendo em conta o contexto em que vai ser utilizado, particularmente os níveis de formação e o público-alvo. O presente manual faz parte de um conjunto de materiais que se complementam para propiciar uma aprendizagem na unidade curricular Ensino a distância em elearning, do curso de Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa, desenvolvido em regime de ensino a distância. Este manual é complementado com os materiais pedagógicos considerados adequados, não só ao público-alvo mas também ao regime em que o ensino é desenvolvido. Esses complementos foram construídos em suporte vídeo, com a transcrição mediatizada das lições transcritas para linguagem gestual num DVD e a disponibilização de um guião de actividades, em papel e em suporte digital, este disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem, para cada um dos capítulos. O objetivo desta Unidade Curricular é a de familiarizar os estudantes com o regime de ensino em que vão estar imersos durante o desenvolvimento da sua licenciatura. Trata-se de um manual introdutório à temática, pelo que a sua profundidade é adequada a um estádio inicial do seu estudo.
E-Learning para e-Formadores
A obra reúne um conjunto de abordagens a aspetos diferenciados no domínio do e-learning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-learning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-learning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.
Ambientes educativos emergentes
A publicação apresenta um conjunto de nove textos selecionados da Conferência Challenges 2007, explorando, nomeadamente, as seguintes temáticas: a diversidade e acessibilidade dos equipamentos disponíveis na área da robótica, que tem suscitado um maior interesse pelo seu estudo e pela realização de experiências visando a sua integração em processos de ensino-aprendizagem; a generalização massiva do uso de equipamentos móveis, que constitui uma realidade incontornável, com um impacto elevadíssimo e significativo na vida de cada pessoa, incluindo a sua aprendizagem; a análise das implicações da nova Web na Educação, que ganha crescente relevância especialmente se pensarmos que as gerações mais jovens terão tendência para explorar as aplicações da Web x+1 enquanto os adultos, os pais e os professores ainda se encontram na fase de entender, definir e caracterizar uma qualquer web x!
TIC na Educação: Perspetivas de Inovação
As tecnologias promovem novas formas de ver, pensar e conhecer, enquanto mediação técnica, social e cognitiva para a experiência e construção do conhecimento na Sociedade Digital. Contudo, a disponibilização de meios e sistemas tecnológicos para a educação não significa necessariamente o desencadear de um processo de inovação ao nível dos processos e contextos de aprendizagem. Para ultrapassar este constrangimento será necessário empreender uma mudança profunda nas formas de diálogo cultural e educacional, reflexão colaborativa e pensamento critico, orientado para a construção das competências necessárias para enfrentar os desafios do futuro. Na perspetiva da educação para a inovação este é o grande desafio que se apresenta à escola, desenvolver a mudança profunda das suas práticas e promover a implementação dos processos de inovação no sistema.