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e-Assessment in VET
O projeto visa alargar a área 4 (Avaliação) do Quadro Europeu DigCompEdu, definindo novas declarações de competência para professores e formadores de Educação e Formação Profissional e explorar o potencial de diferentes ferramentas e métodos de avaliação online e digital. O projeto inclui a criação de kit de ferramentas para formadores/professores sobre Avaliação Digital, e um MOOC sobre “Avaliação Digital na Formação Profissional” disponível através do site do projeto.
UNorteX – Universidade do Norte Extension School
O projeto UNorteX.pt pretende apostar no desenvolvimento de uma estrutura de gestão e implementação de cursos a distância no âmbito do consórcio UNorte.pt, envolvendo infraestrutura, equipamento e desenvolvimento de uma estratégia de articulação da oferta educativa das instituições envolvidas.
Pretende-se reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação na região de intervenção: Norte de Portugal.
Entidades beneficiárias: Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Esta operação pretende dotar o consórcio da infraestrutura necessária, sendo os objetivos específicos da operação os seguintes:
– Desenvolvimento de uma infraestrutura comum para a educação a distância, que permita a produção e oferta de MOOCs (Massive Open Online Courses) e outros modelos de formação oferecidos em regime de e-learning e b-learning;
– Desenvolvimento de regras comuns para a creditação interinstitucional de MOOCs e outros cursos de educação a distância;
– Contribuição para a modernização tecnológica e pedagógica na área da educação a distância, tanto nos cursos conferentes de grau, como na educação contínua;
– Aumento do acesso a formação a novos públicos, seja ao nível da formação pós-graduada conferente de grau, como ao nível da formação ao longo da vida;
– Facilitar a expansão da oferta formativa das instituições do consórcio U.Norte.pt nos países de língua portuguesa;
– Assegurar a coordenação de esforços para a criação de uma oferta formativa partilhada;
– Desmaterializar o processo de formação, avaliação e certificação.
Skills4Smartex – Smart textiles for STEM Training
O projeto “Skills4Smartex” é um projeto com o objetivo principal de melhorar o conhecimento, as competências e a empregabilidade dos alunos de Formação Profissional nos campos relacionados com as STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias, Matemática), fornecendo instrumentos de formação adequados para compreender o trabalho multidisciplinar através de têxteis inteligentes.
Um dos outputs deste projeto transnacional será um curso b-learning sobre Têxteis Inteligentes, estimulando o pensamento multidisciplinar.
Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.
Parceria:
INCDTP (Bucareste, Roménia) – coordenação
TecMinho (Portugal)
Universidade de Ghent (Bélgica)
Universidade de Maribor (Eslovénia)
Universidade Técnica “Gh. Asachi” (Iasi, Roménia)
TZU – The Textile Testing Institute (Brno – República Checa)
Inclusive Tourism
O projeto internacional “Inclusive Tourism – Turismo Inclusivo” visa apoiar a inserção profissional de pessoas com deficiência no âmbito do Turismo Acessível e Inclusivo (setor do Turismo). O principal objetivo é o desenvolvimento de ferramentas formativas inovadoras para aumentar as competências das Pessoas com Deficiência, dos formadores e técnicos que com elas trabalham e dos profissionais do setor do Turismo como forma de melhorar a empregabilidade das Pessoas com Deficiência no contexto do Turismo Inclusivo.
Os materiais formativos produzidos serão traduzidos para 4 línguas diferentes: Português, Espanhol, Esloveno e Inglês e serão alojados numa plataforma aberta e acessível à comunidade em geral, com um curso online.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus +.
Parceria:
– Câmara do Comércio de Valência (Espanha)
– AMICA (Espanha)
– CUDV Draga (Eslovénia)
– CPU (Eslovénia)
– PERFIL (Portugal)
– CERCIGUI (Portugal)
Inovação Pedagógica no Ensino Superior: e-Learning e Tecnologias Digitais
O projeto “Inovação Pedagógica no Ensino Superior: E-learning e tecnologias digitais” é desenvolvido pela Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O projeto pretende identificar, divulgar e promover práticas inovadoras no domínio da utilização das tecnologias no ensino e e-learning na Universidade de Lisboa (ULisboa) e no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Pretende-se apresentar atividades desenvolvidas no contexto de sala de aula presencial potencializadas pela utilização de aplicações, ambientes e ferramentas online no trabalho desenvolvido com estudantes, e partilhar experiências de desenvolvimento de oferta formativa totalmente a distância ou blended-learning em diferentes áreas científicas.
O O projeto é financiado pela FCT no âmbito do Programa “Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português”.
GAIN TIME
O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.
Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.
O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.
TRACER – O uso das tecnologias da comunicação no ensino superior público português
Em Portugal, o conhecimento acerca do modo como as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas usam as Tecnologias da Comunicação (TC) é ainda escasso e pouco estruturado. Para além da natureza recente e da evolução constante das TC, a ausência de políticas institucionais claras quanto à sua implementação e uso, o reduzido número de casos documentados de uso das TC, e a natureza bottom-up/isolada de algumas tentativas de uso das TC tornam necessária uma visão sistemática, útil tanto às IES, quanto aos decisores nacionais nesta área.
Com o projeto TRACER pretende-se caracterizar a adoção e uso das TC nas IES do sistema público português; desenvolver e distribuir online uma ferramenta de visualização da informação que permita às IES partilhar e atualizar o modo como usam as TC; identificar boas práticas que possam ser úteis aos decisores no plano político, administrativo e pedagógico.
Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo Programa Compete.
Dialogue – Bridges between Research & Practice in ULLL
O projeto Dialogue visa colmatar a lacuna que existe entre a pesquisa académica na Universidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (ULLL) e a prática profissional em torno do ensino, aprendizagem e orientação de adultos. Ao fortalecer estes laços, o projeto apoia a produção coletiva de conhecimento e a troca interativa de informação. Projeto coordenado pelo EUCEN em colaboração com Intituições de Ensino Superior de 15 países europeus.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Grundtvig.
Entidade parceira portuguesa: Universidade do Porto.
CPDLab – Continuing Professional Development Lab
Tem como objetivo promover a formação ao longo da vida disponível para professores, diretores e outros profissionais de educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. O CPDLab pretende apoiar as escolas a transformarem-se em ambientes de aprendizagem eficazes, disponibilizando um conjunto de três cursos de formação focados nas necessidades dos docentes, nomeadamente, Quadros Interativos, eSafety (segurança na internet) e Sala de Aula do Futuro (cenários de aprendizagem inovadores).
Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira portuguesa: Direção-Geral da Educação – MEC.
OportUnidad
O objetivo geral do projeto é contribuir para reforçar e sustentar um espaço comum de ensino superior entre a União Europeia e a América Latina, através de uma abordagem de base, com o aumento do uso de práticas e recursos educacionais abertas (PEA e REA). A iniciativa também abre a possibilidade de fornecer gratuitamente recursos educacionais para a autoaprendizagem, em termos de aprendizagem informal e aprendizagem ao longo da vida.
Cofinanciado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa EuropeAid ALFA III.
Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa