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TACCLE2 – Guides to Integrating ICT and e-learning in your classroom
O projeto incide na área da criação de materiais de formação de professores para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação, em torno do desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem com tecnologias digitais nas diferentes áreas curriculares, em estreita articulação com estratégias de formação de professores. Tem como especial referência e destinatários os professores que ainda não têm experiência de uso dessas mesmas tecnologias ao serviço da aprendizagem. O projeto envolve oito parceiros (universidades e outras instituições) de sete países europeus.
Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa – Instituto de Educação.
VIRQUAL – Network for Integrating Virtual Mobility and European Qualification Framework in HE and CE Institutions
O Projeto da Rede VIRQUAL propõe-se a ajudar as instituições de ensino e formação a atingir a mobilidade virtual e a garantir a aplicação do QEQ através do e-learning, com o objetivo de encontrar obstáculos específicos nas instituições e propor soluções concretas e inovadoras. Espera-se que através dos resultados da rede do projeto, outros países europeus e instituições possam encontrar orientação, estudos de caso e ferramentas para integrar a mobilidade virtual nas suas práticas, contribuindo para a construção de um Espaço Europeu de Educação / Formação real.
Projeto financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida – KA3 ICT/Network.
Entidades parceiras de Portugal:Universidade do Porto; Universidade Aberta; TecMinho.
Q-Cert-VET: Quality Certification for Vocational Education and Training
O projeto europeu pretende criar a partir de uma norma alemã uma certificação de qualidade para o setor da Formação Profissional (FP) em Portugal. O objetivo principal do projeto Q-Cert-VET é o desenvolvimento de uma norma de certificação nacional, com requisitos para um Sistema de Gestão da Formação Profissional, (incluindo o e-Learning).
Apoiado e financiado pela Comissão Europeia através do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidades parceiras de Portugal: CIICESI; IPQ; I-Zone
Design de e-Conteúdos para e-Learning
Apresenta-se, neste artigo, a especificação IMS –Learning Design, uma especificação que está a mudar a forma como desenhamos processos de aprendizagem na esfera e-learning. No âmbito desta comunicação poderá tomar conhecimento acerca da especificação e dos seus contornos, bem como conhecer a melhor forma de entrar em contacto com uma comunidade de especialistas e-learning que trabalha em torno de comunidades de aprendizagem acerca do Design de Aprendizagem.
E-learning e educação on-line : contributos para os princípios de Bolonha
Pretende-se, neste artigo, refletir sobre o potencial do e-learning e da educação online na implementação de práticas pedagógicas que permitam operacionalizar e maximizar alguns dos princípios associados ao processo de Bolonha, nomeadamente no desenvolvimento de práticas que estimulem hábitos e concretizem oportunidades reais de aprendizagem ao longo da vida, na promoção de uma efetiva dimensão europeia do ensino superior e no alargamento do conceito de mobilidade de estudantes e professores, aspetos valorizados e preconizados pela Declaração de Bolonha.
e-Learning: Reflexões sobre cenários de aplicação
O e-Learning é uma temática que entrou definitivamente na agenda educativa e constitui uma alternativa válida e legalmente enquadrada nas modalidades especiais de educação escolar enunciadas na Lei de Bases do Sistema Educativo Português. Configuram-se vários cenários de e-Learning não só no âmbito da formação contínua e do ensino recorrente, mas também no contexto do ensino secundário através da modalidade Blended Learning. Por conseguinte, exige-se uma reflexão quer em torno dos conceitos de ensino a distância e de e-Learning, quer das metodologias de desenvolvimento e das modalidades de utilização. Esta comunicação apresenta as principais linhas dessa reflexão e as diferenças entre as especificações SCORM e IMS Learning Design no desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem, ilustrando-as com a exploração de uma das plataformas de e-Learning que mais interesse tem despertado na actualidade: Moodle Course Management System.
LMS vs PLE: fusão ou choque?
Uma vez que a tecnologia não é neutra ao nível dos impactos que produz nos seus diversos contextos de utilização, os autores deste artigo pretendem contribuir para uma discussão enriquecedora acerca do confronto latente entre tecnologias distintas (LMS vs PLE) e os princípios educativos, também eles diferentes, que lhes estão subjacentes, nomeadamente no contexto do Ensino Superior.
eAvaliar – Guia para a Avaliação do eLearning nas Organizações em Portugal
Este estudo foi desenvolvido a pensar nos responsáveis por ofertas formativas em e-learning ou b-learning que pretendem avaliar o impacto dos seus projetos nas organizações que dirigem (empresas, AP, universidades). O estudo seguiu sempre uma linha condutora que procurou associar as práticas de aprendizagem suportadas por tecnologias de informação e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização. Como principal resultado do projeto foi a criação de uma metodologia de avaliação das práticas de e-learning numa perspetiva organizacional. Os instrumentos concebidos com base na experiência de casos nacionais e internacionais permitiram a identificação de métricas relacionadas com o desenvolvimento do capital intelectual das organizações. Foram desenvolvidos instrumentos que possibilitam combinar indicadores quantitativos (permitem a medição do ROI dos projetos) com indicadores de desenvolvimento do capital intelectual.
Teorias e Práticas do B-Learning
No atual contexto de uma sociedade dominada pelas tecnologias são muitos os professores que acreditam nas mais-valias que poderão advir da sua exploração em prol da aprendizagem. O uso de sistemas de gestão da aprendizagem (como o moodle) – ou outras ferramentas web – espelha quase a totalidade do universo dos professores que, de modo geral, não relatam grandes dificuldades na sua utilização mas que, normalmente, restringe o seu aproveitamento à disponibilização de recursos digitais, à receção online de trabalhos dos alunos/formandos e, em alguns casos, ao uso dos fóruns e do e-mail para o esclarecimento de dúvidas. Quando os fóruns são utilizados para a discussão das matérias em estudo os professores/formadores sublinham a dificuldade em motivar os alunos e, para contrariar essa tendência, por vezes atribuem classificações às participações. As diretrizes educativas atuais apontam a meta a atingir mas não o percurso a seguir. Este cenário desencadeia a necessidade de avaliação sobre as melhores aproximações pedagógicas para obter uma exploração qualificada esta é a principal finalidade desta obra que é dirigida aos professores de todos os níveis de ensino, formadores, responsáveis de formação, consultores e-learning e todos os envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem. A sua leitura abrirá caminhos para a exploração eficiente das atuais tecnologias web em prol da motivação e consequente diminuição do insucesso escolar. A abordagem teórica com a explicitação de casos práticos de planificação pedagógica da formação e cenários de aprendizagem digital poderá servir de inspiração, reutilização e adaptação a diferentes contextos. O percurso evolutivo na construção de conhecimentos no contexto do e-learning é ilustrado neste livro ao longo de um projeto de construção de um curso a distância.
Teoria e Prática de Educação a Distância
Assentando numa perspetiva epistemológica moderada, e partindo de uma análise da evolução histórica do EaD, desde há 3 décadas, o livro é composto por duas partes: uma teórica, onde se enfatiza um EaD baseado em comunidades investigativas de aprendizagem; e uma parte prática, onde se referem diversas técnicas, recursos e tipos de atividades suscetíveis de facilitar uma aprendizagem significativa a distância e com ênfase na avaliação de conhecimentos.