Repositório

A importância do eLearning na transformação de estratégias organizacionais

Este trabalho tem com o propósito de verificar se, e de que modo, a introdução de práticas de e-Learning numa organização conduz, ou potencia, a transformação das suas estratégias. O trabalho apresentado consiste no estudo de caso da RIPE NCC, uma organização não lucrativa sediada em Amesterdão, cuja região de serviços abrange toda a Europa, Médio Oriente e partes da Ásia Central. A área de negócio da RIPE NCC é a Internet, sendo a sua função principal a coordenação e distribuição de endereços IP e Autonomous Systems Numbers (ASN) na sua região de serviços. A organização de cursos presenciais em determinados países da referida região é difícil pelas mais variadas razões. No âmbito deste trabalho procedeu-se ao desenvolvimento de práticas de e-Learning, tais como Webinars e à sua avaliação através da utilização de questionários; analisou-se, também, o impacto que o e-Learning poderá ter nas estratégias da organização.

Ano: 2013
Autor(es): Sandra Brás, Cristina Quintino
Editora: Tese de mestrado
Quem é quem

Nuno Pena

Desde 2011, desempenho funções de Diretor da UnYLeYa (empresa de e-Learning do Grupo LeYa), sendo responsável pelo desenvolvimento de soluções de e-Learning e b-learning à medida para contextos de formação profissional, tendo como base estratégias inovadoras de instructional design para a formação de adultos e suportadas em ferramentas tecnológicas avançadas. De 2006 a 2011, desempenhei funções de Diretor de Formação (Chief Learning Officer) na Associação Portuguesa de Seguradores. Fui também fundador e responsável pela Academia Portuguesa de Seguros, entidade que desenvolve Cursos de Pós-Graduação, Cursos de curta, média e longa duração, num total de 200 cursos por ano (formato presencial, b-learning e e-learning), tendo por alvo os cerca de 22.000 profissionais das áreas de Seguros, Banca e Crédito Especializado em Portugal, bem como em alguns Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Entre 2000 a 2006, fui Diretor de Formação Blended-Learning e Gestor de Unidade de Negócios e-Learning em duas empresas de consultoria em Portugal (EMELES e Sinfic). Atualmente investigador de Pós-Doutoramento no ADVANCE – Centro de Investigação Avançada em Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Investigador Colaborador da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento – UIED (Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa), Doutorado em Gestão, especialidade em Gestão da Informação (Universidade Aberta), Mestre em Comunicação Educacional Multimédia (Universidade Aberta), Pós-Graduado “Formação Educacional” – Ciências da Educação (FCSH, UNL) e Licenciado em Filosofia (FCSH, UNL). Colaboro ainda como revisor em algumas revistas académicas e faço parte do IADIS International e-Learning Conference e do International Institute for Applied Knowledge Management (IIAKM).

Categorias: Consultor, Perito, Professor
Entidade: UnYLeYa
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O Universo em expansão… : a formação de activos com recurso a metodologias de elearning

A formação profissional contínua em Portugal deve ser amplamente estimulada, face à necessidade de adaptação das pessoas e das organizações às exigências decorrentes de uma presença competitiva na Sociedade Global, que será facilitada pelo acréscimo do capital de conhecimento que promoverem. O eLearning é um conjunto de metodologias e estratégias de desenvolvimento de ensino-aprendizagem sustentadas nas Tecnologias da Informação e Comunicação, facilitador do sucesso do percurso formativo e da transferência de competências para os contextos de trabalho, com um grande potencial na formação de activos. Em contextos de formação que integrem situações de ensino a distância, permite flexibilidade na gestão do tempo e redução da obrigatoriedade de deslocação física dos formandos, podendo implicar redução de custos. É porém necessário vencer resistências à utilização das Tecnologias no ensino e formação profissional em Portugal e promover a utilização do eLearning, tanto no lado da oferta como da procura, face ao seu potencial de sucesso, o que poderá ser facilitado através do estudo de casos de formação já realizados com activos portugueses. A partir de informação partilhada online, este trabalho elabora uma narrativa sobre o ensino e formação em contextos de eLearning em Portugal. Fundamenta-se a percepção de que o eLearning se encontra numa fase precoce de adopção, percorrendo indicadores e estudos sobre o ensino superior em Portugal. De investigação sobre representações de informantes em contextos de ensino superior, emergem conclusões sobre factores críticos na resistência a mudanças conceptuais e de práticas.

Ano: 2013
Autor(es): Ana Paula Sintra Salvo Paiva
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Aprendizagem Potenciada pela Tecnologia no Ensino Superior: Construção de um Referencial de Qualidade

A utilização da tecnologia como mediadora do processo de ensino e de aprendizagem tem sido um aspeto incontornável no Ensino Superior e nas prioridades institucionais. A sua utilização tem sido, no entanto, mais norteada por um paradigma de disponibilização em vez de ser norteada por um paradigma de potenciação. Este estudo procura discutir o papel da tecnologia como potenciadora da aprendizagem, através da introdução de um conceito de aprendizagem potenciada pela tecnologia. Nesse sentido o estudo procura apresentar um referencial de qualidade dos pressupostos para a existência de uma aprendizagem potenciada pela tecnologia que permita orientar os diversos atores para práticas de qualidade na utilização da tecnologia e facilitar o desenho de instrumentos de avaliação, autoavaliação e monitorização.

Ano: 2014
Autor(es): Diogo Casanova
Editora: Tese de doutoramento
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Twitter em contexto académico/profissional: Estudo de caso

Este estudo visa compreender, por um lado, de que forma as pessoas usam o Twitter integrado dentro do seu PLE (Personal Learning Environment) em contexto académico/profissional, e por outro, de que modo poderão alterar os seus comportamentos e práticas, depois de passarem por um processo de aprendizagem formal da ferramenta. Uma das principais características do Twitter é que qualquer indivíduo pode usá-lo como ferramenta de atualização imediata de informação em tempo real partilhando rapidamente qualquer tipo de informação ou interagindo com qualquer outro utilizador. A forma como o conseguirmos maximizar dentro um PLE torna-se fundamental no atual panorama da sociedade da informação e conhecimento, quer em contextos formais, quer informais de aprendizagem/formação. Para o estudo desta relação tomaram-se como referenciais teóricos os conceitos de PLE – Personal Learning Environment e Micro-blogging. Procedeu-se a um estudo de acordo com o paradigma de investigação da Design-Based Research junto de uma comunidade virtual de aprendizagem num contexto formal de aprendizagem académica/profissional, sendo utilizados como instrumentos de recolha de dados, o inquérito por questionário aos estudantes assim como a análise de conteúdo da comunicação/interação desenvolvida pelos membros da comunidade virtual de aprendizagem – estudantes e professores nos diversos espaços das ferramentas, ou seja, no PLE, ao longo das diferentes momentos e atividades de aprendizagem propostas.

Ano: 2013
Autor(es): Paulo Simões
Editora: Universidade Aberta
Projeto

EMMA – providing multilingual access to European MOOCs

O European Multiple MOOC Aggregator (designado como EMMA), é uma acão-piloto de 30 meses apoiada pela União Europeia. Destina-se a mostrar a excelência em metodologias inovadoras de ensino e abordagens de aprendizagem por meio da criação de MOOCs-piloto em grande escala sobre assuntos diversos. O projeto EMMA irá fornecer um sistema de disponibilização de cursos online livres e abertos em vários idiomas a partir de diferentes universidades europeias, de forma a ajudar a preservar a rica herança cultural, educativa e linguística da Europa e para promover a aprendizagem intercultural e multilingue.

EMMA vai funcionar em dois modos principais: como um sistema agregador e de alojamento de cursos produzidos por universidades europeias ; e como um sistema que permite aos alunos a construção de dos seus próprios cursos utilizando unidades de MOOCs como blocos de construção. A equipa EMMA recorre a uma abordagem deliberada multi-lingual, multi-cultural de aprendizagem, oferecendo serviços de tradução e transcrição embutidos para cursos alojados na plataforma.

O projeto é co-financiado pelo Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).

Entidade parceria portuguesa:  Universidade Aberta.

http://europeanmoocs.eu/

Data: 2014 - 2016
Promotor: Università degli Studi di Napoli Federico II
Projeto

TALOE – Time to Assess Learning Outcomes in E-learning

O principal objetivo do projeto TALOE é desenvolver uma plataforma baseada na web para ajudar os professores e formadores no processo de decisão sobre as estratégias de e-avaliação a usar nos seus cursos online. A ideia principal é que um professor/formador irá descrever os resultados de aprendizagem de seu curso ou módulo, e a plataforma TALOE irá analisá-los e fornecer uma estratégia de e-avaliação que seja coerente com a aprendizagem pretendida.

Referência:  543097-LLP-1-2013-1-PT-KA3-KA3MP

Data: 2014 - 2016
Promotor: Universidade do Porto
Quem é quem

José Carvalho

Licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do Centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve, ainda, envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e está afecto à gestão de projetos nacionais e internacionais (RCAAP, Necobelac, Foster).

Categorias: Consultor, Formador, Perito
Repositório

Formação de professores a Distância: A experiência da Universidade Aberta de Portugal

Pretendemos apresentar sucintamente a experiência de formação de docentes a distância desenvolvida pela Universidade Aberta de Portugal, iniciada nos anos 90, dando conta da evolução desse modelo de formação e da forma como se concretiza atualmente. Esta evolução encontra-se, intrinsecamente ligada ao profundo desenvolvimento tecnológico das últimas décadas que determinou mudanças significativas nos tradicionais sistemas de ensino a distância. Damos conta da profunda mudança educacional nestes sistemas, onde a comunicação em ambientes online veio proporcionar a criação de novos contextos de aprendizagem. Aborda-se o caso particular da Universidade Aberta e os princípios do seu modelo pedagógico virtual que enquadra a atual oferta pedagógica, incluindo o processo de formação profissional de professores em curso. Procuramos apontar, sucintamente, um conjunto de princípios/propostas, norteadores do caminho a seguir na atual formação de  professores, tendo em vista a construção de uma profissionalidade docente que conduza ao regresso dos professores ao centro das preocupações educativas (Nóvoa, 2005); por último, pretende-se lançar a reflexão sobre o possível contributo dos novos contextos de aprendizagem online no âmbito das propostas enunciadas.

Ano: 2011
Autor(es): Lúcia Amante