Repositório

Um comparativo de métodos de usabilidade pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem

A crescente adesão das instituições de ensino ao ensino a distância mediado por  Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem apresentado novos desafios ao próprio conceito de usabilidade ao repensar os objetivos, instrumentos e métricas associadas à avaliação da mesma. No atual contexto da educação online, não são ainda claras as convergências e divergências existentes na definição dos princípios e critérios da usabilidade pedagógica aplicáveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Importa trabalhar em prol da clarificação do conceito de usabilidade pedagógica e contribuir para que esta discussão se torne mais profícua, e neste mister proporcionar o seu avanço. O objetivo deste trabalho foi apresentar perspetivas sobre o conceito e os critérios de avaliação da usabilidade pedagógica em AVA, com a apresentação de quadros com técnicas e heurísticas de avaliação de usabilidade, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento e consolidação do conceito e elucidação dos seus princípios. Nesta análise, foi-nos possível constatar aspectos comuns e aspectos singulares de cada perspectiva apresentada, sendo que alguns elementos associados ao conceito de usabilidade pedagógica estão proeminentes. Por fim, neste comparativo parece-nos ter ficado evidente que a usabilidade pedagógica e a usabilidade técnica são inalienáveis pela necessidade recíproca. Bem como, a usabilidade pedagógica deve estar presente no curso online, no material didático e nas atividades que possibilitam o processo de ensino-aprendizagem. E sobretudo, parece-nos essencial para a garantia da qualidade das experiências de aprendizagem em contextos baseados na web, imprescindível: (a) abordar o conceito e; (b) a prática da avaliação de usabilidade com caráter dicotómico, quais sejam: uma dimensão mais tecnológica e outra dimensão mais pedagógica.

Ano: 2017
Autor(es): Viviane Silva, Ana Cecília Hilário, Ranniéry Souza, Maria João Gomes.
Editora: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação da Universidade do Minho
Projeto

Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN

O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).

Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.

Entidades parceiras portuguesas:  Universidade do Minho, e Latino Group.

Data: 2016 - 2017
Promotor: Politechnika Rzeszowska im. Ignacego Lukasiewicza PRz (Polónia)
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Projetos de e-Learning , Inovação, Implementação e Gestão

Este livro está organizado em duas partes complementares: uma primeira parte, destinada a pessoas que estão a dar os primeiros passos nestes contextos, onde são apresentados os principais fundamentos do Ensino a Distância, do e-Learning, do b-Learning e do m-Learning; e uma segunda parte, para pessoas com conhecimentos mais avançados nesta temática e que desejem conhecer a estratégia e o processo de implementação de projetos de e-Learning em organizações. Apresenta-se um conjunto de espaços inovadores de aprendizagem, enquanto tendências futuras nesta área de atividade, nomeadamente aprender em ambiente Web 2.0 e PLE, aprendizagem em ambientes 3D, learning objects, Serious Games e Context Aware for Learning. Para além de apresentar os fundamentos das learning organizations, do Ensino a Distância, da comunicação multimédia para formação, do e-Learning, do b-Learning, do m-Learning e dos seus principais componentes estratégicos, este livro mostra como se faz a gestão e a implementação de um projeto de e-Learning numa organização, apoiando-se em sete casos reais de implementação de em organizações privadas e do Estado

Ano: 2015
Autor(es): Arnaldo Santos, Filipe Peixinho, Lúcia Moreira
Editora: Lidel
Repositório

Building (e-)learning bridges between Portugal and Turkey

E-Learning has revolutionized learning as we know it. Shifting beyond traditional mode of education, e-Learning has become an advantage for all learners in general. Further, e-Learning also bridges the gap of learning across borders, emerging as the new paradigm of modern education [2]. With e-Learning, learners can have access to training in other universities and to academic resource materials from other countries, thereby broadening the knowledge base of students. Despite these promising advantages, there are many barriers that face both trainers and trainees within an e- Learning environment. These barriers to e-Learning are very similar across European countries, example of that is Portugal and Turkey. This is a clear finding of the Building (e)Learning Bridges project (Lifelong Learning Programme – Grundtvig Learning Partnerships, 2012-14). This project aimed to design and test a usable web based protocol to facilitate the creation of effective e-Learning activities. This paper presents the accomplished e-Learning Protocol and the results of the mentioned test activity.

Ano: 2014
Autor(es): José Alberto Lencastre, José Carlos Bronze, Sukru Çetin Ilin, Mesut Özonur
Quem é quem

Neuza Pedro

Neuza Pedro assume a coordenação do e-Learning Lab da Universidade de Lisboa, unidade responsável pelo Projeto de e-Learning na ULisboa. Doutorada em TIC e Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEULisboa). É Professora Auxiliar no IEULisboa, lecionando unidades curriculares relacionadas com o ensino com tecnologias, a educação a distância, o e-learning e metodologias de investigação.

Categorias: Professor
Entidade: Universidade de Lisboa
Projeto

Panorama e-learning no Ensino Superior

O estudo irá analisar, ao longo de 2015/2016, o estado da arte da governação e práticas do setor da formação e-learning no Ensino Superior (ES), para além de prever o lançamento de uma proposta de carta da qualidade para o e-learning no ES.
Ao longo do projeto, serão realizados debates com peritos, investigadores e representantes da governação que operam a política pública, e trabalho de campo, com estudos de caso e entrevistas, recolha de boas práticas e  benchmarking internacional sobre governação e práticas do e-learning no ensino superior.

O estudo, organizado pelo Observatório Panorama e-Learning , está a ser desenvolvido por Ana Dias (TecMinho),  Paula Peres (Instituto Politécnico do Porto), Neuza Pedro (Universidade de Lisboa) e Leonor Rocha, pretendendo-se alargar o leque de investigadores envolvidos.

Data: 2015 - 2016
Promotor: Observatório e-Learning 360
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EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DE LOS PROCESOS DEL E-LEARNING: UNA PROPUESTA CON NUEVAS DIMENSIONES

La era de la globalización en la educación aumenta la competitividad de las instituciones de enseñanza, especialmente en la educación superior. El método para la diferenciación de las instituciones es el factor de calidad. Con relación a la calidad en la modalidad de e-learning, pueden encontrarse discusiones interesantes sobre la complejidad de la adopción de una metodología. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo presentar el estado del arte de la calidad de los procesos e-learning y una propuesta de nuevas dimensiones a tener en cuenta al evaluar la calidad de los procesos e-learning.

Ano: 2013
Autor(es): João Paulo vagarinho,Martín Llamas-Nistal
Editora: Revista TESI - Universidad Salamanca
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Quality in e-learning processes: State of art

The increasing competitiveness amidst organizations of higher education, originated by globalization, involves following the path of quality as a determinant factor for these organizations. Concerning quality in e-learning-oriented processes, we find many issues that generate interesting debates because there isn’t a simple methodology nor a superficial approach as this would imply serious impacts on all stakeholders. So this article aims to present the state of the art of e-learning oriented to its processes.

Ano: 2012
Autor(es): João Paulo Vagarinho,Martín Llamas-Nistal
Editora: Computers in Education (IEEE xPlore)
Repositório

E-learning: Identificação dos indicadores para avaliar a qualidade dos recursos não educativos

Não existem dúvidas que a globalização é hoje uma realidade, as instituições de Ensino Superior ainda estão a adaptar-se ao fenómeno em causa mas encontraram um caminho para diferenciar-se… a Qualidade. Por outro lado, a área da qualidade é vasta e complexa porque, por um lado, são muitas as categorias para debater e por outro lado porque não existe um consenso global para um modelo único. Os recursos não educativos são uma das categorias onde podemos encontrar os problemas em cima referidos e por isso este artigo analisa e identifica quais são os indicadores para avaliar a qualidade dos recursos não educativos.

Ano: 2014
Autor(es): João Paulo Vagarinho,Martín Llamas-Nistal
Editora: IE Comunicaciones
Repositório

Adding the process perspective to Spanish quality standards – Digital educational resources

Learning digital resources availability is currently huge, mostly due to higher education institutions that create their own resources, specialized companies in this area or to others that produce them for their workers own benefit.

Ano: 2014
Autor(es): João Paulo Vagarinho,Martín Llamas-Nistal
Editora: Computers in Education (IEEE xPlore)