- <
- 1
- 2
- 3
Ana Dias
Gestora do Centro e-learning da TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho. Coordena uma equipa de técnicos e e-formadores que implementam cursos e-learning in-campus (na UMinho e IES) e off-campus (instituições nacionais e internacionais). Tem experiência como docente do ensino superior presencial e e-learning, é formadora e consultora.
e-Contents – Conteúdos Multimédia para eFormadores
Constituído por recursos didácticos para autoestudo com o objectivo focado na Formação de Formadores, proporcionando aos mesmos conteúdos multimédia especificamente criados para o exercício da função de “eFormador”. A construção dos conteúdos para eLearning do projecto eContents, refletiram preocupações de cariz pedagógico (estruturação das sequências lógicas de aprendizagem), técnico (desde a forma de acesso à optimização das potencialidades da normalização enquadrada numa estratégia global de avaliação) e comunicacional (interação humano-computador, usabilidade, ergonomia, design comunicacional, design instrucional), enquanto elementos essenciais e vitais ao sucesso da aprendizagem.
Manual Técnico do Formador – Curso Concepção de e-conteúdos para e-learning
Este manual está estruturado em três partes. A primeira contém a informação que incide sobre aspectos gerais de contextualização do próprio curso, os seus objectivos, os pré-requisitos e o perfil do formador. Na segunda parte, será disponibilizado o plano geral de desenvolvimento dos temas, Módulos e Unidades, do curso Concepção de e-Conteúdos para e-Learning. A terceira parte contém um aprofundamento do desenvolvimento temático, incluindo uma apresentação detalhada das planificações, das orientações metodológicas e das actividades propostas para cada unidade de aprendizagem.
e-Conteúdos para e-Formadores
Tem por objetivo divulgar conhecimento e discutir algumas abordagens relacionadas com a conceção e o desenvolvimento de conteúdos educativos para ambientes de e-learning. Trata-se de uma obra que, embora centrada na temática dos conteúdos digitais de aprendizagem, por vezes também designados por e-conteúdos e/ou objetos de aprendizagem, e nos contextos em que as aprendizagens em cenários de e-learning se desenvolvem, é multifacetada nas vertentes de análise e nas próprias perspetivas dos autores envolvidos.
E-Learning para e-Formadores
A obra reúne um conjunto de abordagens a aspetos diferenciados no domínio do e-learning. Trata-se de uma obra que procura realçar as múltiplas dimensões que devem ser consideradas quando nos propomos conceber, desenhar, implementar, dinamizar e avaliar iniciativas de formação em modalidade de e-learning. Com este livro pretende-se promover uma reflexão aprofundada no domínio da formação de e-formadores e do e-learning, esperando que venha a constituir um texto de referência neste domínio.