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Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta – para uma Universidade do Futuro
O Modelo Pedagógico Virtual inaugura um modo diferente de entender o ensino superior, fortemente dominado pela valorização da integração social e comunitária dos estudantes, do acompanhamento personalizado da sua aprendizagem e do respeito pelo contexto específico da experiência de vida da cada aluno. Tudo isso, fazendo uso de uma nova dimensão que marca hoje fortemente a existência humana, nascida da implantação das novas tecnologias da informação e da comunicação: o fenómeno da rede. Mas, o Modelo abre igualmente um novo caminho para as Universidades se repensarem enquanto instituições.
O Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta não constitui um documento encerrado em si próprio. A modernidade deste instrumento deriva do facto de ter sido concebido como dinâmico e inter-activo. O Modelo está por isso em constante evolução, e é, pois, um instrumento inovador, que se entende como permanentemente aberto… ao Futuro.
Referencial de Formação Pedagógica Contínua do Formador a Distância (e-Formador)
Referencial do IEFP publicado em 2018, sendo um instrumento estruturante e operacional que integra um conjunto de competências de especialização, em função das quais se desenvolve o respetivo programa, metodologia pedagógica, planificação e avaliação, visando a melhoria da qualidade da formação profissional, em particular da ministrada a distância com recurso a plataformas de aprendizagem online, a tecnologias digitais e a aplicações. A principal finalidade deste referencial e da respetiva formação é dotar os participantes das competências necessárias ao exercício de funções de formador a distância, em diferentes contextos de aprendizagem, com diversos destinatários, e ainda modalidades de formação.
Mariana Barros
Mestre em Ciências Educação com Especialização em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra, Mariana Barros é formadora nos cursos de Especialização EaD (E-Learning) em Organização e Gestão da Formação, em Gestão de Recursos Humanos e coordenadora dos cursos de Formação pedagógica inicial de Formadores, homologados pelo IEFP. Faz parte da Equipa de coordenação e gestão dos cursos homologados pela ACT. Atualmente, desempenha funções de Coordenadora da Formação na Twofold – Academia de Formação.
Joana A. P. Fernandes da Costa
Joana Costa é licenciada em Educação, pré-especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, possui o grau de Mestre em Educação com Especialização em Educação de Adultos e é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Foi autora de um dos primeiros estudos sobre o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na vida dos adultos certificados. Atualmente desempenha funções de Gestora da Formação , Coordenadora Científica e E-Formadora na Twofold – Academia de Formação.
TAD: The Ability Advisor
O projeto “TAD – The Ability Advisor” visa contribuir para que a Europa se torne um destino verdadeiramente acessível para todos os visitantes, formando profissionais do setor do turismo através de uma abordagem de aprendizagem baseada no trabalho. Irá preparar, testar e apresentar o perfil profissional de um “Ability Advisor/Consultor de Turismo Acessível” cuja missão e conhecimentos ajudarão as PME no setor do turismo a desenvolver os seus negócios e a melhorar os seus serviços para o mercado do turismo acessível. O projeto lançou um um curso de formação em b-learning que incluiu uma fase de “work based learning” (WBL) envolvendo as PME, e será amplamente divulgado entre as entidades de Educação e Formação Vocacional (VET) e outras partes interessadas, tanto a nível local, nacional e europeu.
O curso online “Consultor de Turismo Acessível” está disponível em https://learning.abilityadvisor.eu/
Projeto financiado ao abrigo do programa Erasmus+.
Parceria:
Public institution Panevezys Labour Market Training Centre (Lituânia) – coordenação
European Network for Accessible Tourism non-profit association (Bélgica)
Bluebook s.r.l. (Itália)
ENGIM – Piemonte Vocational Training Organisation (Itália)
TecMinho (Portugal)
LEARNINGTEX
O projeto LEARNINGTEX pretende desenvolver um curso WBL (Work Based Learning) com uma abordagem MOOC (Massive Open Online Course) baseada em REA (Recursos Educacionais Abertos) sobre tecnologias avançadas para controle de qualidade têxtil, não apenas para funcionários têxteis desatualizados, mas também para trabalhadores inexperientes que acabaram de terminar seus estudos. O curso será orientado para funcionários de têxteis e estudantes interessados em atualizar conhecimentos sobre tecidos, máquinas e aplicação de novas tecnologias para melhorar os processos de controle de qualidade e reduzir custos.
O curso a desenvolver consistirá em duas partes fortemente orientadas para as necessidades dos RH, ambos baseados numa metodologia inovadora, desenvolvendo um Recurso Educacional Aberto (REA) moldado num MOOC. No final do projeto, será realizado um curso piloto em Portugal e Espanha, com visitas às instalações dos parceiros do consórcio do setor têxtil (CITEVE, AITEX e UPV).
Avaliação de um Curso Online Desenvolvido para Estudantes de Engenharia: Estudo do Caso “Certificado de Infoliteracia”
O ensino à distância no ensino superior tem crescido muito nos últimos anos por força da ubiquidade da tecnologia e da consequente necessidade das instituições académicas corresponderem a uma procura de cursos à distância por parte de novos públicos, mantendo-se assim atualizadas e competitivas no mercado da educação. As Bibliotecas universitárias acompanham esta tendência disponibilizando cursos em infoliteracia, um conjunto de conhecimentos e competências no domínio da informação que se inserem no âmbito das “soft skills” que o paradigma da aprendizagem ao longo da vida na era digital valorizou e que o ensino superior tem vindo cada vez mais a integrar na sua oferta por serem promotoras do sucesso académico dos estudantes. O presente estudo tem como objetivo fazer uma avaliação do “Certificado de Infoliteracia”, um curso e-learning desenvolvido pela Biblioteca da FEUP para estudantes dos vários ciclos de estudo da referida instituição. A avaliação realizada pretendeu aferir qual o grau de eficácia e eficiência desse curso no desenvolvimento de competências de infoliteracia nesses estudantes, qual o grau de atualização do curso em relação a referenciais de boas práticas na área do ensino à distância e que melhorias se poderia implementar, se necessário, para que o curso promova o sucesso académico desses estudantes. Usando uma abordagem combinada de métodos quantitativos e qualitativos, esta investigação faz um estudo de caso que analisa dados obtidos durante o 1º semestre do ano letivo de 2015-2016, relacionados com as perceções, o desempenho e a satisfação dos estudantes do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) da FEUP inscritos na unidade curricular “Preparação da Dissertação” (PDIS) do 5º ano do curso. Os dados quantitativos foram recolhidos a partir de instrumentos diversos: questionário de perceções em modo pré e pós-teste, teste diagnóstico, vários testes com perguntas de escolha múltipla do curso, questionário de satisfação e questionário de autoavaliação do curso. Os dados qualitativos foram obtidos a partir da análise de conteúdo dos trabalhos entregues na UC PDIS. Os resultados mostram que o curso não está a ser eficaz nem eficiente, muito embora haja evidências positivas do seu impacto no desempenho dos estudantes. O resultado da avaliação das perceções revelou que os estudantes têm uma confiança elevada nos seus conhecimentos e competências, no entanto no teste diagnóstico revelaram dificuldades a determinados níveis. No desempenho no curso os estudantes tiveram resultados muito bons, todavia o desempenho nos trabalhos de PDIS demonstrou problemas ao nível da estrutura dos resumos, da natureza das fontes e da citação e referenciação. Na satisfação os resultados obtidos mostram que os estudantes estão satisfeitos com o curso e valorizam grande parte das caraterísticas relacionadas com o acesso imediato a recursos online e com a aprendizagem independente, não mostrando interesse na interação com os pares ou com o formador. Os resultados da autoavaliação do curso demonstram o cumprimento de uma pequena parte dos critérios de boas práticas e de excelência. São discutidas melhorias do curso na sequência da análise deste conjunto de resultados. Conclui-se que a qualidade do curso é deficitária, sofrendo de diversos problemas. O mais significativo é o da falta de alinhamento entre necessidades do público-alvo e os objetivos, atividades e conteúdos do mesmo. Conclui-se também que o curso não cumpre com o referencial de boas práticas. Propõe-se melhorias na área do desenho instrucional e das boas práticas em ensino à distância e recomenda-se um modelo de desenho instrucional para o seu redesenho que deverá iniciar-se com a fase de análise das necessidades, após redefinição do público-alvo, bem como com uma avaliação e reformulação cuidadas das perguntas de escolha múltipla nos testes do curso. Com este estudo espera-se poder contribuir para um maior conhecimento a nível nacional acerca da experiência de avaliação de cursos e-learning, beneficiando em particular cursos online em infoliteracia implementados por bibliotecas universitárias cujo impacto as mesmas pretendam avaliar.
Innovative Learning Approaches for Implementation of Lean Thinking to Enhance Office and Knowledge Work Productivity -ILA LEAN
O projeto pretende desenvolver materiais didáticos para melhorar o conhecimento necessário à implementação do pensamento Lean nos locais de trabalho. Pretende-se melhorar a eficácia do ensino/aprendizagem de conteúdos Lean aplicados ao trabalho administrativo e intelectual, potenciando o ensino a distância. Sobre este tema, o projeto criará um curso para tablets , um conjunto de jogos (serious games) , e um manual do formador (como aplicar os jogos).
Projeto financiado pelo programa Erasmus+, dinamizado numa parceria entre diversas entidades europeias.
Entidades parceiras portuguesas: Universidade do Minho, e Latino Group.
Ana da Victória
Mais de 8 anos de experiência na área do eLearning. Possuo bastante experiência quer a nível de configuração e gestão de LMS, mas também de desenho instrucional e produção multimédia.
Francisco Sousa
Professor Auxiliar do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores. Coordenador da pós-graduação em e-learning na Universidade dos Açores. Investigador do CIEC – Centro de Investigação em Estudos da Criança. Co-convenor da rede 3 (Curriculum Innovation) da EERA (European Educational Research Association).