Quem é quem

Patrícia Ervilha

Formadora e consultora na área de formação e desenvolvimento, com 20 anos de experiência. E-formadora, criadora e gestora de e-conteúdos desde 2020. Formação mais recente em ferramentas digitais e pedagogia do e-learning: CCPE em e-formador CCPE em criação de conteúdos para auto aprendizagem Instructional Designer H5P

Categorias: Consultor, Formador
Entidade: ENI
Quem é quem

Mariana Barros

Mestre em Ciências Educação com Especialização em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra, Mariana Barros é formadora nos cursos de Especialização EaD (E-Learning) em Organização e Gestão da Formação, em Gestão de Recursos Humanos e coordenadora dos cursos de Formação pedagógica inicial de Formadores, homologados pelo IEFP. Faz parte da Equipa de coordenação e gestão dos cursos homologados pela ACT. Atualmente, desempenha funções de Coordenadora da Formação na Twofold – Academia de Formação.

Categorias: Formador, Perito
Entidade: Twofold - Academia de Formação
Quem é quem

Joana A. P. Fernandes da Costa

Joana Costa é licenciada em Educação, pré-especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, possui o grau de Mestre em Educação com Especialização em Educação de Adultos e é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Foi autora de um dos primeiros estudos sobre o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na vida dos adultos certificados. Atualmente desempenha funções de Gestora da Formação , Coordenadora Científica e E-Formadora na Twofold – Academia de Formação.

Categorias: Formador, Perito
Entidade: Twofold - Academia de Formação
Quem é quem

Célio Gonçalo Marques

Célio Gonçalo Marques é Professor da Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar, exercendo também as funções de Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão e de Vice-Director do Centro de eLearning do Instituto Politécnico de Tomar. Possui licenciatura em Informática e Gestão, mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning e doutoramento em Ciências da Educação, área de Tecnologia Educativa. Colaborou com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa) e com a Universidade Lusíada de Lisboa na lecionação de várias unidades curriculares de mestrado, tendo também sido convidado para lecionar no Instituto Superior de Educação da Universidade de Cabo Verde. Esteve envolvido em projetos relacionados com a informática na educação e prestou consultoria informática a várias empresas. Em termos internacionais esteve em missões de ensino na Universidade de Yasar (Izmir, Turquia), na Universidade de Vilnius (Vilnius, Lituânia) e na Universidade de Ciências Aplicadas Eszterházy Károly (Eger, Hungria) e é membro do comité editorial de várias revistas, entre elas, Electronic Learning, Information and Communication: Theory and Practice. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais, entre elas, o livro “Os Hipermédia no Ensino Superior” e tem estado na organização de vários eventos científicos e técnicos, entre eles, o “Encontro sobre Jogos e Mobile Learning” (Universidade de Coimbra, 2012 e 2014) e o “Encontro sobre Web 2.0” (Universidade do Minho, 2008) do qual resultou o livro “Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores” editado pelo Ministério da Educação. É também investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa e colaborador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Curriculum Vitae: http://www.degois.pt/visualizador/curriculum.jsp?key=9617437441412951
Categorias: Consultor, Formador, Professor
Entidade: Instituto Politécnico de Tomar
Quem é quem

José Carvalho

Licenciado em Ensino de Português-Francês, especializado em recursos didáticos e pós-graduado em Sistema de Informação pela Universidade do Minho. Colaborou nos primeiros passos do RepositóriUM da Universidade do Minho e no projeto Bumerang, uma aplicação p2p para partilha de conhecimento. Foi colaborador do Centro e-Learning da TecMinho como técnico pedagógico e gestor das tecnologias de apoio ao e-Learning e m-Learning. Esteve, ainda, envolvido na criação do repositório aberto de conteúdos educativos. Desde Julho de 2008 que integra o Gabinete de Projetos Open Access dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho e está afecto à gestão de projetos nacionais e internacionais (RCAAP, Necobelac, Foster).

Categorias: Consultor, Formador, Perito
Quem é quem

José Bidarra

Professor na Universidade Aberta onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais, multimédia e e-learning, para além de exercer várias funções de coordenação académica. As suas atividades de investigação estão centradas nas áreas do e-learning, ebooks, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas organizações.

Categorias: Consultor, Formador, Perito, Professor
Entidade: Universidade Aberta
Quem é quem

António Vilela

Director Geral da ED-ROM – Produção de Conteúdos Multimédia desde 2002, empresa Moodle Partner em Portugal, vocacionada para a produção de conteúdos multimédia para a área do e-learning. Responsável pela implementação de Plataforma de ensino on-line em diversos clientes da ed-rom como o Instituto de Meteorologia, o INDEG/ISCTE, o Instituto de Formação Bancária de Moçambique, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Instituto de Meteorologia, entre outros. A paixão pelo e-learning começou em 1997, com a sua grande participação o projeto de sensibilização para a Engenharia Financeira promovido pelo IAPMEI e consubstanciou-se no ano 2000, sendo responsável pela implementação de um curso de pós-graduação em Finanças totalmente online no CEMAF/ISCTE, ficando assim para sempre associado a estas iniciativas pioneiras de e-learning em Portugal. Movido pela crença que era possível fazer e-learning de qualidade, por um custo aceitável, e que a qualidade não se mede pela quantidade de botões, imagens, vídeos e animações, mas sim pela capacidade de motivar os alunos, pela eficácia pedagógica e pelos resultados de aprendizagem obtidos, quando foi confrontado com o projeto Moodle, teve um caso de amor à primeira vista. Em 2006 fechou finalmente o acordo de parceria com o Moodle tornando a ED-ROM na única empresa Moodle Partner em Portugal.

Categorias: Consultor, Formador, Professor
Entidade: ED-ROM – Produção de Conteúdos Multimédia
Quem é quem

André Anjos

Inicia o seu percurso como gestor de conteúdos na plataforma de e-Learning do Instituto Nacional de Administração, tendo acompanhado a gestão de várias ações de formação profissional em e-Learning e b-Learning. Participou no desenho e conceção de recursos tecnicopedagógicos através de ferramentas de autor, assim como foi instructional designer em várias ações de formação em e-Learning. Foi administrador do sítio comunidades@ina, no qual participou enquanto facilitador de várias comunidades de prática orientadas para as temáticas da Administração Pública e da Governança. Atualmente, é o administrador das tecnologias de suporte à formação a distância na Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, onde exerce funções como técnico superior, e participa em vários projetos relacionados com as tecnologias da informação, e-Learning e desenvolvimento organizacional.

Categorias: Consultor
Entidade: Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas