- <
- 1
- 2
- 3
eAvaliar – Guia para a Avaliação do eLearning nas Organizações em Portugal
Este estudo foi desenvolvido a pensar nos responsáveis por ofertas formativas em e-learning ou b-learning que pretendem avaliar o impacto dos seus projetos nas organizações que dirigem (empresas, AP, universidades). O estudo seguiu sempre uma linha condutora que procurou associar as práticas de aprendizagem suportadas por tecnologias de informação e a qualidade dos produtos/serviços fornecidos pela organização. Como principal resultado do projeto foi a criação de uma metodologia de avaliação das práticas de e-learning numa perspetiva organizacional. Os instrumentos concebidos com base na experiência de casos nacionais e internacionais permitiram a identificação de métricas relacionadas com o desenvolvimento do capital intelectual das organizações. Foram desenvolvidos instrumentos que possibilitam combinar indicadores quantitativos (permitem a medição do ROI dos projetos) com indicadores de desenvolvimento do capital intelectual.
Avaliação online
A principal consequência provocada pelo desenvolvimento das tecnologias digitais, que está no cerne do “novo” paradigma da Sociedade da Informação e Comunicação advém, sobretudo, da mudança que induzem ou catalisam, permitindo a criação de novas interfaces, novas formas de acesso à informação, novas formas de produção do conhecimento, novas formas de cultura, novas formas de gestão do tempo e do espaço, novas formas de relacionamento, novas formas de ensinar e aprender. Face ao impacto deste movimento na sociedade, na educação, e nas escolas, a avaliação de projetos desta natureza assume particular relevância. É pela avaliação que se delimitam, obtêm e fornecem informações úteis que nos permitem ter uma opinião válida sobre as decisões possíveis a levar em conta. A avaliação educacional, nas suas diversas vertentes, nunca foi uma tarefa simples, e na modalidade dos processos online ainda se torna mais desafiadora. Foi esse desafio que motivou a organização deste livro, apresentando doze textos sobre a temática da Avaliação Online, selecionados para a V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007, que de certa forma, traduzem também a investigação educacional no domínio da investigação de interfaces de educação online, efetuada em espaços de Países de Expressão Portuguesa!
Ensino on-line e Aprendizagem Multimédia
Esta obra reúne um conjunto de autores que se debruçam sobre estes desafios que hoje se colocam ao mundo do ensino e da aprendizagem com as Tecnologias de Informação e Comunicação. A qualidade, o rigor e a simplicidade dos textos organizados pela Prof. Guilhermina Miranda prometem colmatar um vazio no mercado ao nível da reflexão e da análise, em língua portuguesa, de conceitos vários como o e-learning, tutoria online, e-cursos, sistemas de gestão de aprendizagem, recursos educativos, avaliação online, design educacional, ambientes de aprendizagem, interatividade, literacia, etc.