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ECO – Elearning Communication Open-Data
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) têm o potencial de ampliar o acesso à educação e de melhorar a qualidade e a eficiência de custos do ensino e aprendizagem na Europa. A forma mais eficaz para alcançar uma aplicação prática dos REA é através de cursos abertos massivos online (MOOC). Os MOOC podem ser aplicados a regimes de aprendizagem informal/formal ou não-formal e tornar a aprendizagem sempre presente. O projeto ECO vai concentrar-se em estender, a uma escala pan-europeia, as experiências de MOOC com maior sucesso na Europa, através de cursos piloto/teste e mostrando essas melhores práticas pela sua implementação em centros regionais de excelência em toda a Europa, avaliando os resultados, e divulgando as lições aprendidas com essas melhores práticas de aprendizagem em ambiente aberto e móvel.
O ECO irá implementar uma plataforma agregadora de MOOC através da integração de diferentes módulos fornecidos por alguns parceiros ECO, para a formação de professores para a aprendizagem colaborativa online e para a certificação dos professores que irão criar os seus próprios cursos.
O projeto é co-financiado pelo Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).
Entidades parceiras portuguesas: Universidade Aberta; Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração.
EMMA – providing multilingual access to European MOOCs
O European Multiple MOOC Aggregator (designado como EMMA), é uma acão-piloto de 30 meses apoiada pela União Europeia. Destina-se a mostrar a excelência em metodologias inovadoras de ensino e abordagens de aprendizagem por meio da criação de MOOCs-piloto em grande escala sobre assuntos diversos. O projeto EMMA irá fornecer um sistema de disponibilização de cursos online livres e abertos em vários idiomas a partir de diferentes universidades europeias, de forma a ajudar a preservar a rica herança cultural, educativa e linguística da Europa e para promover a aprendizagem intercultural e multilingue.
EMMA vai funcionar em dois modos principais: como um sistema agregador e de alojamento de cursos produzidos por universidades europeias ; e como um sistema que permite aos alunos a construção de dos seus próprios cursos utilizando unidades de MOOCs como blocos de construção. A equipa EMMA recorre a uma abordagem deliberada multi-lingual, multi-cultural de aprendizagem, oferecendo serviços de tradução e transcrição embutidos para cursos alojados na plataforma.
O projeto é co-financiado pelo Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (CIP).
Entidade parceria portuguesa: Universidade Aberta.
E-ViEW – Building a European Virtual Environment for Worked Based Learning
Os parceiros E-ViEW procuraram desenvolver um Campus Virtual Europeu cujo objetivo é apoiar iniciativas de aprendizagem “work-based” e que será utilizado numa edição piloto internacional com foco particular em aprendizagens interculturais. Este projeto iniciou-se com uma análise de necessidades seguida do desenvolvimento da estrutura do Campus Virtual utilizando código aberto e um módulo de aprendizagem baseado na análise de necessidades para treino de gestores em empresas europeias. O módulo, com ênfase no trabalho Europeu, será testado com 100 trabalhadores do Reino Unido, Polónia, Portugal e Irlanda envolvendo 4 empregadores. Deste projeto resultarão um módulo de aprendizagem e uma estrutura definida de um Campus Virtual para aprendizagem work-based. A implementação do módulo piloto online e um guia com a descrição de experiências na criação e administração deste curso são também produtos relevante do E-ViEW.
Projeto financiado pelo programa de Lifelong Learning da Comissão Europeia.
Entidade parceira de Portugal: Universidade do Porto.
TALOE – Time to Assess Learning Outcomes in E-learning
O principal objetivo do projeto TALOE é desenvolver uma plataforma baseada na web para ajudar os professores e formadores no processo de decisão sobre as estratégias de e-avaliação a usar nos seus cursos online. A ideia principal é que um professor/formador irá descrever os resultados de aprendizagem de seu curso ou módulo, e a plataforma TALOE irá analisá-los e fornecer uma estratégia de e-avaliação que seja coerente com a aprendizagem pretendida.
Referência: 543097-LLP-1-2013-1-PT-KA3-KA3MP
TARGET
Os objetivos do projeto TARGET foram pesquisar, analisar e desenvolver um novo género de ambiente de Technology Enhanced Learning (TEL) que apoia o desenvolvimento rápido de competências dos indivíduos, nomeadamente trabalhadores do conhecimento nos domínios de living labs (inovação) e gestão de projetos. O projeto visou disponibilizar um novo ambiente de aprendizagem aos indivíduos e às empresas que seja mais eficaz do que existe atualmente. O ambiente TARGET está concebido como um processo de aprendizagem complexo na plataforma, que consiste num conjunto de ferramentas e serviços avançados e inovadores. O formando/aluno é presenteado com situações complexas em forma de cenários de jogos: interagindo com os resultados do jogo em experiências enriquecidas que gradualmente representam aquisição de conhecimento.
Projeto colaborativo cofinanciado pela Comissão Europeia ao abrigo do 7FP.
Entidade parceira portuguesa: INESC ID.
LECH-e – Lived Experience of Climate Change: interdisciplinary e-module development and virtual mobility
O projeto “A Experiência vivenciada da alteração climática: desenvolvimento de e-módulo interdisciplinar e mobilidade virtual (LECH-e)” desenhou um conjunto de módulos de ensino inovadores e desenvolveu também um espaço virtual de aprendizagem aberto, que promove a criação de uma comunidade europeia de académicos, estudantes e cidadãos, os quais têm vindo a contribuir, coletivamente e de forma relevante, para a década das Nações Unidas sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Este projeto dirige-se à promoção da participação alargada dos cidadãos na discussão das questões associadas à mudança climática, visando contribuir pela aprendizagem ao longo da vida para uma cidadania Europeia informada e ativa na definição da política europeia neste domínio. Centrando-se nas experiências vivenciadas das mudanças climáticas de como os indivíduos, as comunidades e as organizações enquadram e respondem aos impactos locais, o projeto visa complementar outros trabalhos nesta área.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus.
Entidade parceira portuguesa: Universidade Aberta.
OportUnidad
O objetivo geral do projeto é contribuir para reforçar e sustentar um espaço comum de ensino superior entre a União Europeia e a América Latina, através de uma abordagem de base, com o aumento do uso de práticas e recursos educacionais abertas (PEA e REA). A iniciativa também abre a possibilidade de fornecer gratuitamente recursos educacionais para a autoaprendizagem, em termos de aprendizagem informal e aprendizagem ao longo da vida.
Cofinanciado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa EuropeAid ALFA III.
Entidade parceira de Portugal: Universidade de Lisboa
IMPLEMENT
O objetivo do projeto consistiu em apoiar as instituições de ensino superior a tornarem-se verdadeiras Universidades de Aprendizagem ao Longo da Vida – divulgar e explorar os resultados altamente elogiados do projeto BeFlex Plus. O valor obtido por este projeto foi adicionado ao material pedagógico existente, adaptando-os às necessidades nacionais, bem como através do desenvolvimento de uma versão online para fornecer uma solução sustentável e dinâmica para a exploração, a longo prazo, dos recursos de aprendizagem e exemplos de melhores práticas.
Projeto financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira de Portugal: TecMinho