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Lino Oliveira
Doutorado em Informática pela Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT) em 2012 com a tese “Implementação de uma Plataforma Integrada de Sistemas de Gestão de Conteúdos e Aplicações Web 2.0 para Instituições de Ensino Superior”. Licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) em 1986. Docente de Informática no Ensino Superior desde 1991, no Politécnico do Porto (P.PORTO) desde 2001 e na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) desde 2016 onde é Professor Adjunto do Departamento de Informática. Pró-Presidente do P.PORTO para os Sistemas de Informação e Responsável pelo Gabinete de Infraestruturas, Sistemas e Comunicações (2018-2022). Membro da Unidade de E-Learning e Inovação Pedagógica do P.PORTO (EIPP/P.PORTO) (2012-2022). Investigador integrado fundador da Unidade de Investigação em Media Artes e Design (uniMAD) da ESMAD desde 2017. Investigador integrado na Unidade de I&D Games, Interaction & Learning Technologies (GILT) desde 2022. Investigador do INESC Norte (1986-1988) e Investigador Estagiário do CERN (1987) desenvolvendo trabalhos em redes de computadores. As suas principais áreas de interesse e nas quais desenvolve grande parte de sua investigação são a Web social e as tecnologias aplicadas à Educação, o e/b‑learning e os ambientes pessoais de aprendizagem. Publicou vários artigos sobre estes assuntos em conferências nacionais e internacionais. Tem sido membro de Comissões Científicas e de Programa de várias conferências. Tem sido revisor de publicações de diversas revistas científicas.
Patrícia Ervilha
Formadora e consultora na área de formação e desenvolvimento, com 20 anos de experiência. E-formadora, criadora e gestora de e-conteúdos desde 2020. Formação mais recente em ferramentas digitais e pedagogia do e-learning: CCPE em e-formador CCPE em criação de conteúdos para auto aprendizagem Instructional Designer H5P
Mariana Barros
Mestre em Ciências Educação com Especialização em Educação e Formação de Adultos pela Universidade de Coimbra, Mariana Barros é formadora nos cursos de Especialização EaD (E-Learning) em Organização e Gestão da Formação, em Gestão de Recursos Humanos e coordenadora dos cursos de Formação pedagógica inicial de Formadores, homologados pelo IEFP. Faz parte da Equipa de coordenação e gestão dos cursos homologados pela ACT. Atualmente, desempenha funções de Coordenadora da Formação na Twofold – Academia de Formação.
Joana A. P. Fernandes da Costa
Joana Costa é licenciada em Educação, pré-especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, possui o grau de Mestre em Educação com Especialização em Educação de Adultos e é pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. Foi autora de um dos primeiros estudos sobre o impacto do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências na vida dos adultos certificados. Atualmente desempenha funções de Gestora da Formação , Coordenadora Científica e E-Formadora na Twofold – Academia de Formação.
Case based learning for therapeutics: student’s performance in face to face vs blended learning
A adoção de atividades de E-Learning por instituições de ensino superior é considerada uma importante contribuição para novas oportunidades de aprendizagem, tanto em termos de formação inicial, bem como de formação ao longo da vida. No campo da educação e formação clínica, os educadores e os clínicos vêm progressivamente reconhecendo o potencial das TIC para fins de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimento. Na medicina e de enfermagem, há exemplos extensos que ilustram a adaptação de componentes tecnológicos e métodos de ensino. No entanto, tanto quanto foi possível apurar, os exemplos são escassos em Farmácia e Ciências Farmacêuticas. Neste trabalho, propomos a explorar uma abordagem de aprendizagem baseada em casos para o ensino de terapêutica, utilizando blended learning. Quando em comparação com a situação do face a face, os nossos resultados mostram um significativo melhor desempenho no grupo de blended learning.
Jorge Freire
Completei um mestrado em tecnologias educativas na Birkbeck University e no Institute of Education e tenho desenvolvido a prática profissional no apoio a alunos e professores no uso das tecnologias educativas, tendo cinco anos de experiência tanto no ensino superior, como ao nível do ensino secundário no Reino Unido, como designer instrucional, formador de e-elearning e em administração de plataformas de tecnologia educacional (Moodle e Blackboard; Ech360 e Panopto; Adobe Connect; Planet eStream; Poll Everywhere, etc.). Trabalhando em equipas multidisciplinares, dei apoio e formação, promovi inovação e participei num vasto leque de projetos nas áreas do ensino à distância, b-learning, avaliação online, uso de multimédia para o ensino-aprendizagem e avaliação, m-learning e no ensino presencial f2f enriquecido pela tecnologia, em papéis diferentes: gestão de projetos, gestão de mudança, administração de sistemas, consultadoria no desenho instrucional, pesquisa, formação de professores, alunos e equipas, desenho de cursos, etc. Na City University London, colaborei com várias equipas com competências pedagógicas e tecnológicas para construir, promover e apoiar o ensino-aprendizagem f2f em espaços flexíveis de aprendizagem, trabalhando num projecto inovador que, de forma coordenada, transforma centenas de espaços de aprendizagem formais e informais e o ensino nestes. Também na City University London e no Newham Sixth Form College, dei formação a professores e equipas em como desenhar actividades, conteúdos e currículos para m-learning, b-learning e ensino f2f em várias plataformas, fazendo parte de serviços de consultadoria de desenho de currrículos, actividades e conteúdos para modalidades e grupos diferentes. Na University of Westminster, promovo boas práticas no uso de espaços flexíveis de aprendizagem, b-learning e m-learning, dando formação e liderando projetos.
Currículo: http://www.linkedin.com/in/jorgefreireEdTech
Célio Gonçalo Marques
Célio Gonçalo Marques é Professor da Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar, exercendo também as funções de Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão e de Vice-Director do Centro de eLearning do Instituto Politécnico de Tomar. Possui licenciatura em Informática e Gestão, mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning e doutoramento em Ciências da Educação, área de Tecnologia Educativa. Colaborou com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa) e com a Universidade Lusíada de Lisboa na lecionação de várias unidades curriculares de mestrado, tendo também sido convidado para lecionar no Instituto Superior de Educação da Universidade de Cabo Verde. Esteve envolvido em projetos relacionados com a informática na educação e prestou consultoria informática a várias empresas. Em termos internacionais esteve em missões de ensino na Universidade de Yasar (Izmir, Turquia), na Universidade de Vilnius (Vilnius, Lituânia) e na Universidade de Ciências Aplicadas Eszterházy Károly (Eger, Hungria) e é membro do comité editorial de várias revistas, entre elas, Electronic Learning, Information and Communication: Theory and Practice. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais, entre elas, o livro “Os Hipermédia no Ensino Superior” e tem estado na organização de vários eventos científicos e técnicos, entre eles, o “Encontro sobre Jogos e Mobile Learning” (Universidade de Coimbra, 2012 e 2014) e o “Encontro sobre Web 2.0” (Universidade do Minho, 2008) do qual resultou o livro “Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores” editado pelo Ministério da Educação. É também investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa e colaborador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
Le@d3.0 Academy
O projeto visa criar bases para uma cooperação de longo prazo entre a Academia e as Empresas constituindo-se como uma plataforma de aprendizagem virtual e uma academia internacional para formadores (das Universidades, Business Schools & Empresas) que trabalhem no desenvolvimento das competências transversais do e-líder.
A parceria conta ainda com a participação de Universidades – Coventry University e Münster University of Applied Sciences; grandes empresas – Grupo Auchan e Unicredit Group; Business schools – Fondazione ISTUD e OIC Poland Foundation; redes internacionais de Educação Executiva – EFMD – European Foundation for Management & Development -; e Pequenas e Médias Empresas – Gruppo Pragma e Advancis Business Services (Portugal).
O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+.
Entidade parceria portuguesa: Advancis Business Services.
Wiki as a tool for microbiology teaching, learning and assessment.
Evidence suggests that cooperative learning and peer-assessment fosters students’ ability to work with others and may lead to better cognitive outcomes and higher achievement. This work aimed to assess the use of an online collaborative tool for the teaching/learning and assessment of Microbiology.
Dinâmicas de MOODLiz@ção num agrupamento de escolas de Matosinhos: o caso do agrupamento vertical de escolas de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo
Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação. O advento da Internet e da Web, na década de 1990, a par da introdução e desenvolvimento das novas TIC e, por consequência, a emergência da Sociedade da Informação e do Conhecimento, implicaram uma profunda alteração na forma de análise dos processos de ensino-aprendizagem, já não apenas segundo um prisma cognitivista, mas, agora, também social, isto é, segundo a(s) perspetiva(s) construtivista(s). Este estudo entronca precisamente na análise de um sistema ou plataforma tecnológica de gestão de aprendizagens (Learning Management System – LMS), o MOODLE, procurando-se, deste modo, dar resposta ao reconhecimento de que “urge investigar sobre a utilização real e pedagógica da plataforma” (Carvalho, 2007:27). Por outro lado, não descurando o rol de interrogações de outros investigadores em torno da utilização do MOODLE, nem enveredando pelas visões mais céticas que inclusive pressagiam a sua “morte” (Fernandes, 2008b:134), também nós nos questionamos se esta ferramenta nem sequer vai conseguir transpor “a fase de final de entusiasmo, e tornar-se uma ferramenta de minorias e de usos ocasionais?” (Fernandes, Op. cit.:133).