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Célio Gonçalo Marques
Célio Gonçalo Marques é Professor da Unidade Departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar, exercendo também as funções de Presidente do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Gestão e de Vice-Director do Centro de eLearning do Instituto Politécnico de Tomar. Possui licenciatura em Informática e Gestão, mestrado em Comunicação Educacional Multimédia, pós-graduação em Técnicas e Contextos de e-Learning e doutoramento em Ciências da Educação, área de Tecnologia Educativa. Colaborou com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Universidade de Lisboa) e com a Universidade Lusíada de Lisboa na lecionação de várias unidades curriculares de mestrado, tendo também sido convidado para lecionar no Instituto Superior de Educação da Universidade de Cabo Verde. Esteve envolvido em projetos relacionados com a informática na educação e prestou consultoria informática a várias empresas. Em termos internacionais esteve em missões de ensino na Universidade de Yasar (Izmir, Turquia), na Universidade de Vilnius (Vilnius, Lituânia) e na Universidade de Ciências Aplicadas Eszterházy Károly (Eger, Hungria) e é membro do comité editorial de várias revistas, entre elas, Electronic Learning, Information and Communication: Theory and Practice. É autor de diversas publicações nacionais e internacionais, entre elas, o livro “Os Hipermédia no Ensino Superior” e tem estado na organização de vários eventos científicos e técnicos, entre eles, o “Encontro sobre Jogos e Mobile Learning” (Universidade de Coimbra, 2012 e 2014) e o “Encontro sobre Web 2.0” (Universidade do Minho, 2008) do qual resultou o livro “Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores” editado pelo Ministério da Educação. É também investigador do Centro de Administração e Políticas Públicas da Universidade de Lisboa e colaborador do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.
GAIN TIME
O projeto GAIN TIME pretende desenvolver competências pedagógicas e profissionais entre professores e formadores, reforçando a captação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e aprendizagem, através do apoio à aprendizagem e o acesso a Recursos Educacionais Abertos (REA) nos campos de educação e formação, com o objetivo de combinar níveis mais elevados de excelência e atratividade com o aumento de oportunidades para todos. O projeto GAIN TIME pretende criar ferramentas para o desenvolvimento profissional de professores utilizando as TIC, muito eficaz para a gestão das aulas criativas.
Pretende-se ajudar professores a reforçar o seu perfil profissional, e melhorar a captação de jovens, principalmente os que estão em risco de abandonar precocemente a escola e com poucas competências básicas, desenvolvendo uma metodologia especialmente focada no uso das TIC. Os objetivos serão alcançados pelo desenvolvimento de um estudo científico sobre as aulas criativas, um manual e um Curso Online Aberto focada na abordagem “flipped classroom”.
O projeto é co-financiado pelo Programa Erasmus+, KA1.
Entidade parceria portuguesa: Instituto Politécnico do Porto.
Panorama e-learning no Ensino Superior
O estudo irá analisar, ao longo de 2015/2016, o estado da arte da governação e práticas do setor da formação e-learning no Ensino Superior (ES), para além de prever o lançamento de uma proposta de carta da qualidade para o e-learning no ES.
Ao longo do projeto, serão realizados debates com peritos, investigadores e representantes da governação que operam a política pública, e trabalho de campo, com estudos de caso e entrevistas, recolha de boas práticas e benchmarking internacional sobre governação e práticas do e-learning no ensino superior.
O estudo, organizado pelo Observatório Panorama e-Learning , está a ser desenvolvido por Ana Dias (TecMinho), Paula Peres (Instituto Politécnico do Porto), Neuza Pedro (Universidade de Lisboa) e Leonor Rocha, pretendendo-se alargar o leque de investigadores envolvidos.
e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates
Projeto de Transferência de Inovação previamente desenvolvida por outros Projetos no âmbito da Educação, Educação online e didática web-based. O principal objetivo do projeto é responder à necessidade clara na Europa em geral, e dos países (TR, PL, PT, HU, ES) para fortalecer a alunos dos parceiros do projecto e as competências dos diplomados para interagir com uma proporção considerável da futura força de trabalho qualificada.
Os Objetivos do Projeto são:
– Denunciar atuais aplicações relacionadas com a formação baseada na Web, portfolio e e-portfolio na educação profissional na Europa.
– Para construir uma estrutura de e-portfolio que seria usado por formadores de projetar e-carteira de processos em diferentes áreas de formação profissional.
– Desenvolver materiais de aprendizagem baseados na web para ensinar aprendizagem e avaliação abordagem de e-portfolio e seu uso no ensino profissional.
– Para projetar processos e-carteira de amostra para diferentes profissões em educação profissional e aplicá-los em grupos-alvo.
– Para relatar os resultados relacionados com a aplicação de e-portfolio no ensino profissional.
Leonor Rocha
Professora/formadora e consultora nas áreas da educação e formação profissional, com trabalhos desenvolvidos nas áreas do e-Learning, Aprendizagem ao Longo da Vida/Formação de Adultos, Abordagem por Competências, entre outras.
Colabora com inúmeras entidades públicas e privadas, em Portugal e PALOP.
Ana Dias
Gestora do Centro e-learning da TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho. Coordena uma equipa de técnicos e e-formadores que implementam cursos e-learning in-campus (na UMinho e IES) e off-campus (instituições nacionais e internacionais). Tem experiência como docente do ensino superior presencial e e-learning, é formadora e consultora.
GREAT – Game-based Research in Education & Action Training
Este projeto visou transferir metodologias inovadoras na aprendizagem, de modo a permitir que formadores e professores (e gestores) incrementem o seu trabalho, melhorando a sua criatividade e inovação através da aprendizagem baseada em jogos. Tradicionalmente, os sistemas educacionais e de formação têm promovido um paradigma educacional centrado mais no formador, como o agente exclusivo da ação, e menos como um facilitador do conhecimento. Neste sentido, o paradigma da aprendizagem baseada em jogos faz parte de uma metodologia de educação não-formal e informal e de aprendizagem ao longo da vida, que a União Europeia promove em todas as dimensões, assumindo relevância na Estratégia E&T 2020.
LECH-e – Lived Experience of Climate Change: interdisciplinary e-module development and virtual mobility
O projeto “A Experiência vivenciada da alteração climática: desenvolvimento de e-módulo interdisciplinar e mobilidade virtual (LECH-e)” desenhou um conjunto de módulos de ensino inovadores e desenvolveu também um espaço virtual de aprendizagem aberto, que promove a criação de uma comunidade europeia de académicos, estudantes e cidadãos, os quais têm vindo a contribuir, coletivamente e de forma relevante, para a década das Nações Unidas sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.Este projeto dirige-se à promoção da participação alargada dos cidadãos na discussão das questões associadas à mudança climática, visando contribuir pela aprendizagem ao longo da vida para uma cidadania Europeia informada e ativa na definição da política europeia neste domínio. Centrando-se nas experiências vivenciadas das mudanças climáticas de como os indivíduos, as comunidades e as organizações enquadram e respondem aos impactos locais, o projeto visa complementar outros trabalhos nesta área.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus.
Entidade parceira portuguesa: Universidade Aberta.
Dialogue – Bridges between Research & Practice in ULLL
O projeto Dialogue visa colmatar a lacuna que existe entre a pesquisa académica na Universidade de Aprendizagem ao Longo da Vida (ULLL) e a prática profissional em torno do ensino, aprendizagem e orientação de adultos. Ao fortalecer estes laços, o projeto apoia a produção coletiva de conhecimento e a troca interativa de informação. Projeto coordenado pelo EUCEN em colaboração com Intituições de Ensino Superior de 15 países europeus.
Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa Grundtvig.
Entidade parceira portuguesa: Universidade do Porto.
CPDLab – Continuing Professional Development Lab
Tem como objetivo promover a formação ao longo da vida disponível para professores, diretores e outros profissionais de educação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. O CPDLab pretende apoiar as escolas a transformarem-se em ambientes de aprendizagem eficazes, disponibilizando um conjunto de três cursos de formação focados nas necessidades dos docentes, nomeadamente, Quadros Interativos, eSafety (segurança na internet) e Sala de Aula do Futuro (cenários de aprendizagem inovadores).
Financiado com o apoio da Comissão Europeia ao âmbito do programa Comenius Projetos Multilateral – Aprendizagem ao Longo da Vida.
Entidade parceira portuguesa: Direção-Geral da Educação – MEC.