Glossário

O objetivo deste Glossário é apresentar definições de termos usualmente utilizados no âmbito da formação a distância e e-learning. A estrutura do glossário é dinâmica, podendo haver atualizações de definições sempre que se justifique, assim como inserção de novos termos.

ABCDEFHIMOPQSTUVX

~ A ~

Acreditação

Processo pelo qual uma organização é reconhecida pela tutela da sua área de intervenção no que diz respeito à demonstração e utilização de medidas específicas de qualidade e conformidade nos seus processos.

Active Server Page (ASP)

Linguagem extensivamente usado na Internet. A ASP estende códigos HTML, permitindo a interação com bases de dados e gestão de conteúdos. A codificação ASP é utilizada, por exemplo, em questionários online.

ADL – Aprendizagem Avançada Distribuída

Iniciativa orientada pelo Departamento de Defesa dos EUA para desenvolver uma norma técnica compartilhada, especialmente para o conteúdo baseado na web. Dois dos principais objetivos deste processo são a interoperabilidade e reutilização. Ver também SCORM.

Ambiente de aprendizagem

A configuração física  e tecnológica em que a aprendizagem ocorre. Sala de aula virtual alojada na web numa plataforma tecnológica em que ocorre o processo de aprendizagem.

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

Um ambiente que utiliza tecnologia educativa e pode ser utilizado para apoiar uma série de contextos de aprendizagem, desde o apoio à sala de aula tradicional até à aprendizagem a distância e online, através da Internet.

Andragogia

A a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Malcolm Knowles. O termo remete para um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças, nomeadamente ao nível de mobilização de saber experienciais.

Assincronia

A comunicação assíncrona é realizada em tempos diferentes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não necessitam estar reunidos no mesmo local físico ou ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. Como exemplo das ferramentas assíncronas mais tradicionais temos: e-mail, fóruns de discussão.

Autoaprendizagem

Um processo cumulativo em que os indivíduos interiorizam gradualmente e de forma autónoma conteúdos cada vez mais complexos e abstratos (conceitos, categorias e padrões ou modelos de comportamento).

Autoavaliação

A avaliação de um aprendente ou de uma instituição levada a cabo pelos próprios.

Avaliação

Qualquer método sistemático de recolher informação acerca do impacto e da efetividade de uma situação de aprendizagem. Os resultados obtidos podem ser utilizados para melhorar a oferta de aprendizagem, determinar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados, e aferir do valor da situação de aprendizagem.

~ B ~

Base de dados

Sistema informático que permite armazenar informações de forma estruturada.

Banda larga

Capacidade de transferência de dados e taxa de receção/capacidade do canal de comunicação entre os computadores, geralmente expressa em bits por segundo. A largura de banda varia entre baixa largura de banda com taxas de transferência lentas (através de ligação a um modem) e alta largura de banda capaz de transferências mais velozes (normalmente através de ligação por cabo LAN Ethernet).

Blended Learning (b-Learning)

Modo de aprendizagem que combina atividades de aprendizagem em sala de aula presencial, e online. [termo em discussão na Comunidade de Prática Panorama e-Learning].

Blog

Contração das palavras Web e Log. Site informal de fácil acesso que reúne os posts (publicações) do autor/utilizador. Toma, muitas vezes a forma de um diário, por ser possível publicar e atualizar a todo o momento. Os Blogs podem incluir ligações para outros blogs e websites. Muito em voga atualmente e abarcando uma infinidade de temas, são reconhecidos pelo interesse que suscitam junto dos seus leitores, podendo chegar a multidões de seguidores em pouco tempo.

Bookmark

Ligação web de fácil acesso armazenada num navegador/browser.

Benchmarking

Um standard usado para comparar uma instituição com outras, ou com critérios predefinidos, no sentido de ajudar a identificar pontos fortes, pontos fracos e áreas a melhorar.

Bps (Bits per second/Bits por segundo)

A velocidade com que os dados são transmitidos ao longo de uma linha de comunicação de computador.

Browser

Software que possibilita o carregamento de páginas web. Navegador.

~ C ~

Campus Virtual

Instituição de Ensino Superior que oferece funcionalidades educativas a qualquer hora e em qualquer lugar, através da Internet.

CD-ROM (Compact Disk Read Only Memory)

Um disco que pode armazenar grandes quantidades informação na forma de texto, áudio, vídeo e gráficos, usado geralmente na aprendizagem interativa.

Chat

Comunicação síncrona entre membros de um serviço online através de texto. As mensagens são trocadas em tempo real, como numa conversa, através da digitação de frases breves.

Comunidade virtual

Local de encontro entre pessoas através da Internet. Promove a interação e a colaboração entre indivíduos envolvidos na partilha e discussão de temas e interesses comuns.

Construcionismo

A ideia nuclear do construcionismo é um enfoque em teses e em testes. Os métodos favoritos são as simulações (o que está errado, o que pode ser feito), ou como construir. O construcionismo também privilegia as tarefas abertas e o feedback direto.

Construtivismo

Baseia-se na natureza construtiva da criação de conhecimento no contexto de uma situação de aprendizagem. O construtivismo assenta numa abordagem ao ensino que parte do princípio que a aprendizagem é uma mudança de significado construída a partir da experiência do aprendente. Processo em que os indivíduos constroem novas ideias com base no conhecimento anterior.

Conteúdos

Refere-se aos elementos de ensino/aprendizagem, tanto os materiais como as matérias. Texto, áudio, vídeo, animações.

Correio electrónico (E-mail)

O intercâmbio de informação de um computador para outro utilizando uma aplicação informática desenhada para enviar e receber informação. Método que permite compor, enviar e receber mensagens através de software de comunicação apropriado.

Courseware genérico

Produtos e materiais desenvolvidos para satisfazer as necessidades de um público vasto e diversificado, e não uma necessidade específica de uma instituição, relativos, por exemplo, a competências básicas, competências de apresentação, técnicas de entrevista, competências-chave, etc. Também designado como Off-The-Shelf (Pronto a usar).

~ D ~

Desenho Instrucional  (Instructional Design)

Desenvolvimento sistemático de especificações instrucionais, utilizando as teorias instrucionais e da aprendizagem para garantir a qualidade da instrução.  É todo o processo de análise das necessidades e objetivos da aprendizagem e o desenvolvimento de um sistema de distribuição que satisfaça essas necessidades. Inclui o desenvolvimento de materiais e atividades instrucionais bem como a experimentação e a avaliação de todas as atividades instrucionais e do aprendente (Berger e Kam).

Download

Descarregar. Transferência de dados de um computador para outro através da web.

DVD (Digital Versatile Disc)

Um disco ótico gravado e lido através de laser, com capacidade para armazenar grandes quantidades de informação.

~ E ~

E-book

Um e-book é a edição electrónica de um livro. É tipicamente construído em hipertexto e camadas textuais, contendo diferentes tipos de ajudas visuais e boas funcionalidades de pesquisa. Os e-books são um produto emergente.

Exclusão electrónica (E-Exclusion)

Ver Infoexclusão.

E-Learning

Forma flexível de aprendizagem a distância, estruturada por uma  organização educativa, que utiliza tecnologias e pedagogias diversificadas, destinado a formandos/alunos geograficamente dispersos que se encontram a uma certa distância da organização educativa/formativa, e que usa mecanismos online para a comunicação educativa e interação pedagógica, emocional e social. [termo em discussão na comunidade de prática Panorama e-Learning].

Ensino a Distância

Situação educativa em que o professor/formador/tutor e os estudantes estão separados no tempo, espaço, ou em ambos. Os cursos são distribuídos através de meios de ensino síncronos ou assíncronos, incluindo a correspondência escrita, textos, cassetes audio/vídeo, CD-ROM, aprendizagem online, áudio e videoconferência, etc. O ensino a distância não exclui a utilização da sala de aula tradicional.A definição de ensino a distância é mais vasta que a de e-learning.

Ensino aberto e a distância -EAD (Open and Distance Learning – ODL)

Combina as propriedades do ensino aberto e flexível com as do ensino a distância.

~ F ~

Facilitador

Outro termo para professor, formador, tutor, instrutor. Na aprendizagem construtivista, o facilitador aconselha o aprendente , estimula e provoca neste o pensamento crítico, a análise e a síntese.

Ferramentas de Conceção de Conteúdos

Ferramentas que os concetores de cursos e os professores/formadores utilizam para criar os conteúdos dos cursos de educação/formação online. São utilizadas para desenvolver material de aprendizagem, e incluem diferentes tipos: texto simples, slides, gráficos, imagens, animações, vídeo, simulações, avaliações, áudio, etc. Para além das ferramentas de conceção de conteúdos genéricas de grande utilização, existem algumas especialmente concebidas para o desenvolvimento de conteúdos educativos. As mais relevantes destas são as denominadas ferramentas de autor e ferramentas de avaliação.

Firewall

Uma aplicação informática que isola parte de uma rede, i.e., a rede interna de uma empresa, para evitar o seu acesso público.  É um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede.

Fóruns de discussão

Local da web ou da plataforma de aprendizagem que permite a troca de informações e a interação de modo assíncrono entre os utilizadores.

Frameworks

Um framework é um design reutilizável composto por um conjunto de classes abstratas e o modo como as suas instâncias colaboram através de um desenho orientado por objetos. É um design reutilizável para todo um sistema de software, ou para parte dele; um framework do interface do utilizador fornece apenas um design para a interface do utilizador de um sistema (Ralph Johnson).

~ H ~

HTML (HyperText Markup Language)

Linguagem de programação muito vulgar na internet. Permite que as páginas sejam lidas pelos browsers e que o utilizador aceda a documentos multimédia.

~ I ~

Inclusão digital (E-Inclusion)

Superação da infoexclusão através da utilização de sistemas desenvolvidos para minimizar os riscos de “exclusão electrónica”.

Infoexclusão (Digital Divide)

Indivíduos ou grupos que se encontram excluídos da utilização dos meios informáticos, da Internet ou das tecnologias de informação e comunicação.

Instructional Design

Ver desenho instrucional.

Instrutivismo

A abordagem instrucional que parte do princípio que a aprendizagem é moldada pelas condições do meio e que o ensino passa pela organização das melhores condições externas possíveis, no sentido de promover uma melhoria nas reações do aprendente. A aprendizagem é vista como uma progressão linear em direção ao conhecimento: cada nova unidade de informação agrega-se à anterior em pequenos passos. O conhecimento declarativo e o conhecimento processual são apresentados pelo professor/formador através de exemplos e regras, cabendo ao aprendente dominar informação teórica e adquirir rotinas através da prática.

Internet

Sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam o conjunto de protocolos-padrão da internet (TCP/IP) para servir vários milhares de milhões de utilizadores  no mundo inteiro. É uma rede de várias outras redes, que inclui milhões de empresas privadas, públicas, académicas e governamentais, com alcance local e global e que está ligada por uma ampla variedade de tecnologias de rede eletrónica.

Intranet

Rede privada que utiliza as mesmas técnicas da internet, mas para acesso condicionado a uma organização.

~ M ~

Materiais de aprendizagem à medida

Materiais educativos desenhados e adaptados segundo as necessidades e os objetivos específicos de aprendizagem.

Mobile-Learning (m-Learning / Aprendizagem Móvel)

Aprendizagem realizada através de dispositivos móveis sem fios, como smartphones, e tablets.

MOOC

Massive Open Online Courses são cursos online (abertos) para massas, para muitos. São defendidos pelos adeptos do acesso aberto – Politicas de OER – Open Educational Resources – Recursos Educativos Abertos (REA)e da iniciativa Open Up Education.

Multimédia

Tecnologias da aprendizagem que integram os diferentes tipos de media (áudio, vídeo, animação, texto, gráficos, etc.) num pacote a que os utilizadores podem aceder ou controlar através do computador ou dispositivo móvel.

~ O ~

Objetivo de aprendizagem

Uma descrição clara e mensurável da aprendizagem em termos de conhecimentos, competências ou desempenhos que se espera de um aprendente, e que pode observar-se após a aprendizagem ter tido lugar, no sentido de a considerar bem sucedida. Os objetivos de aprendizagem são a tradução pedagógica das competências pré-sinalizadas e devem ser definidos na perspetiva dos formandos, centrados nos resultados a alcançar com a aprendizagem.

Objetos de aprendizagem

Uma unidade de informação reutilizável, independente do meio, usada como um bloco de construção modular para conteúdos de e-learning. Os objetos de aprendizagem são mais efetivos quando organizados num sistema de classificação de metadados e armazenados num repositório de dados, como um LCMS. Também referidos como objetos de aprendizagem reutilizáveis.

~ P ~

Portal de aprendizagem (Learning Portal)

Qualquer site que oferece aos aprendentes ou às instituições acesso consolidado a recursos para a aprendizagem e para a formação provenientes de diversas fontes. Os operadores de portais de aprendizagem são também designados como agregadores de conteúdos (content aggregators), distribuidores ou hosts.

Presencial

Diz-se da comunicação entre o professor/formador e os estudantes/formandos num contexto de sala de aula ou outro.

~ Q ~

Qualidade

Define-se como a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que influenciam a sua capacidade de satisfazer necessidades e expectativas explícitas ou implícitas (ISO 9001:2008).

~ S ~

SCORM (Sharable Content Object Reference Model)

Um conjunto de padrões e especificações para e-learning baseado na web que, quando aplicado aos conteúdos de um curso, produz objetos de aprendizagem pequenos e reutilizáveis.

Servidor

Sistema de computação centralizada que fornece serviços de natureza diversificada a uma rede de computadores.

Sincronia

A comunicação síncrona é realizada em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos. Como exemplo de ferramentas síncronas, podemos citar: chat, videoconferência.

Sistema de Gestão da Aprendizagem (Learning Management Systems – LMS)

Noção em sentido lato utilizada para um vasto lequede sistemas que organizam e permitem o acesso a serviços de aprendizagem online para aprendentes, professors/formadore, e administradores. Estes serviços incluem geralmente o controlo do acesso, a disponibilização de conteúdos de aprendizagem, ferramentas de comunicação e organização dos grupos de utilizadores.Outro termo frequentemente utilizado como sinónimo de LMS é plataforma de aprendizagem.

Sistemas de gestão de conteúdos (CMS – Content Management Systems)

Aplicações informáticas que facilitam o processo de desenho, testagem, aprovação e publicação de conteúdos em páginas web.

Sistema de gestão de conteúdos de aprendizagem (Learning Content Management System – LCMS)

Ambiente no qual os concetores podem criar, armazenar, reutilizar, gerir e fornecer conteúdos de aprendizagem a partir de um repositório central de objetos, geralmente uma base de dados. Os LCMS trabalham habitualmente com conteúdos baseados em modelos de objeto de aprendizagem. Estes sistemas possuem, em geral, boas capacidades de pesquisa, permitindo aos concetores encotrar rapidamente o texto ou media necessários para construir conteúdos de formação. Os sistemas de de gestão de conteúdos de aprendizagem esforçam-se por alcançar uma separação entre os conteúdos (frequentemente etiquetados em XML) e a sua apresnetação. Isto permite a muitos LCMS divulgarem um vasto leque de formatos, plataformas ou dispositivos como a impressão, as web e mesmo so dispositivos de informação sem fios, todos a partir do mesmo material de origem (Hall, 2001).

Site (website)

Sistema integrado de páginas e hipertextos acessíveis geralmente pelo protocolo HTTP  alojadas num servidor e disponíveis na internet.

SPOC (Small and Private Online Courses)

Cursos online, fechados para grupos pequenos. São cursos online desenhados para alunos a distância.

~ T ~

Tecnologias da informação e da comunicação (TIC)

Tecnologias que permitem o armazenamento, processamento e apresentação da informação através de diversos media. O conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos.

~ U ~

Universidade virtual

Uma universidade que tem todas as suas funcionalidades educativas na Internet.

~ V ~

Videoconferência

Tecnologia que permite o contacto visual e sonoro entre pessoas que estão em locais diferentes, dando a sensação de que os interlocutores se encontram no mesmo local. Permite não só a comunicação síncrona/em tempo real entre um grupo, mas também a comunicação pessoa-a-pessoa.

~ X ~

XML (Extensible Markup Language)

A linguagem de codificação de páginas web de última geração, que permite aos concetores de sites programar os seus próprios comandos markup, que podem depois ser usados como se fossem comandos HTML standard.

 

Adaptado e editado de:
KEEGAN, Desmond et al. (2002). E-Learning: o papel dos sistemas de gestão da aprendizagem na Europa. INOFOR, Lisboa

SAVAGE, Rachel e ROCCIO, Pamela (s/d) Glossário de Termos Relacionados com o Ensino a Distância [online] disponível sítio do Projecto IAML3 [consultado em 30 de março de 2014]. Disponível em , http://www.odlexpert.net/getstart/glossario.pdf.